Nesta manhã (07/02) a reportagem do CliC 101 esteve no Cartório Eleitoral da 189° Zona Eleitoral de Itabela e Guaratinga para bater um papo com o chefe Germano Menezes e saber de fato o que a população precisa saber sobre o cadastramento biométrico.
De uma vez por todas, Germano deixou claro que a zona eleitoral ainda NÃO tem prazo final para o cadastramento, portanto, a população não precisa ficar aflita para fazer de imediato o cadastro.
O atendimento continua sendo feito a partir dos agendamentos pela internet. O agendamento é aberto no site na última sexta-feira de cada mês para o mês seguinte. Cerca de 1000 vagas estão sendo preenchidas em menos de 1h.
Germano pede que a população dê prioridade a quem fará os serviços de alistamento (tirar o título pela primeira vez) e transferência.
Por se tratar de ano eleitoral, os serviços estarão disponíveis até o mês de maio. Mas calma, depois do período eleitoral os serviços, bem como o cadastramento de biometria, retornarão no mês de novembro.
Como ainda não há prazo para o cadastramento biométrico, a população pode ficar tranquila que NÃO haverá perda de benefícios como Bolsa Família e aposentadoria, cancelamento de título de eleitor ou situação parecida.
Quem ainda não fez o cadastramento, votará normalmente com o títutlo de eleitor atual.