Como parte do projeto que tem sido desenvolvido junto à população em situação de rua existente no município, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em atividade integrada com a Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã de sexta-feira, 13/04, na unidade de saúde da Praça do Coelho, Complexo Frei Calixto, importante promoção à saúde direcionada a este público.
O objetivo do evento, que contou com atuação multidisciplinar das equipes da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, NASF, CAPS AD CRAS, Centro POP e Defensoria Pública, foi oferecer, de maneira acessível, atenção integral à saúde a esse grupo populacional, que apresenta condições de vulnerabilidade associada a relações familiares interrompidas ou fragilizadas.
Atendimentos
Durante a estratégia, por meio da busca ativa, foram realizados formulários de cadastramento, a fim de traçar o mapa dos usuários em situação de rua, que trafegam no bairro. Por ordem sequencial de atividades, com base no acolhimento, triagem e avaliação da pressão arterial, checagem do peso e índice glicêmico, os moradores tiveram acesso a 54 atendimentos distribuídos em consultas com clínico geral, psiquiatra, análise de manchas na pele, avaliação da hanseníase e tuberculose, vacinação atualizada, além da efetivação de 76 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, cuja sorologia apresentou positiva para 3 pessoas diagnosticadas com Sifílis, os pacientes serão encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde irão receber acompanhamento e devido tratamento no SUS. Para tornar a manhã ainda mais agradável, os usuários receberam cortes de cabelo.
A Diretora de Estratégia para Atendimento aos usuários em situação de rua, Rubia Pignaton, explica que "trata-se de relevante trabalho conjunto focado na intensificação da atenção assistencial e o cuidado à saúde, objetivando dar mais qualidade de vida aos moradores em situação de rua, rompendo com estigmas e preconceitos, bem como favorecendo a reinserção social", enfatiza.