Quem foi à Feira da Cidadania, na Passarela do Descobrimento, nesta quinta-feira, 19, pôde usufruir de serviços voltados ao ingresso e acesso aos programas sociais do município, assistência jurídica por meio do Balcão da Justiça e atendimento de importantes setores da pasta da Assistência Social, como Cras, Creas, Cram e Peti.
São mais de 20 servidores da Assistência Social mobilizados, visando o exercício da cidadania, protagonismo e o direito do cidadão. Valores esses trabalhados junto à comunidade para seu conhecimento e garantia.
Espaço Kids
Foi divertido o espaço socioeducativo, montado especialmente para atender as crianças no local, com atividades lúdicas e pedagógicas. Entre as atividades infantis estão jogos educativos, leitura de livros literários, pintura facial, além de desenhar e colorir, num verdadeiro momento de criação de arte e convivência social.
O espaço kids está sendo utilizado com as atividades envolvendo crianças de zero a 11 anos. A meta é que mais de 300 passem pelo circuito até o fim do dia, enquanto os pais podem acessar os serviços sociais ou de saúde.
Além de arena com tatame, os brinquedos montados são pula-pula, toca infantil, escorregador e uma divertida rota de trânsito seguro montada em parceria com a Viação Rota, em que os participantes recebem orientações sobre direção preventiva e são incluídos em jogos que estimulam a atenção, reflexo e respeito às leis de trânsito.
Serviços essenciais
A coordenadora da Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade), Luciana Parracho, diz que a iniciativa é essencial para a junção dos serviços das esferas sociais e de saúde, "favorecendo a população porque são serviços distintos para os mesmos usuários, num dia em que o seu acesso é rápido e facilitado, bem como, porta de entrada para conhecer e usufruir dos programas que ganham maior visibilidade numa concentração como esta", explica, satisfeita com a interação e engajamento das equipes.