O Memorial da Epopéia do Descobrimento localizado em Porto Seguro foi o local escolhido para recepcionar, na ensolarada manhã de quinta-feira, 17/05, pacientes que recebem atendimentos nos 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) AD, IA e II geridos pela Secretaria de Saúde. Supervisionados por funcionários e familiares, o encontro especial e inédito para a maioria dos 100 participantes deve-se a semana comemorativa em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado 18/05. Com o objetivo de promover integração social e romper com as barreiras do preconceito, o evento destacou-se pela alegria e muita diversão.
Composto por cerca de 4.045 pacientes cadastrados, os CAPS coordenados pelos diretores Vandermilza Barbosa, Adonias Carvalho e Sandra Schettini têm a perspectiva de lutar contra os estigmas da discriminação e fomentar serviços e programas integrativos.
"É preciso manter atuante o cuidado e fique claro que os pacientes não devem ser excluídos do convívio social, ao contrário, a nossa luta diária é pela permanência do tratamento com respeito, dignidade e muita valorização no âmbito da sociedade. Buscamos oferecer serviços e programas que desenvolvam atividades terapêuticas em ambientes coletivos de interação como hoje, neste dia lindo, em que tivemos experiências maravilhosas ao lado dos nossos pacientes. Agradecemos muito o proprietário do museu, Wilson Cruz, pelo olhar acolhedor e humanizado, por contribuir para construção de um mundo mais solidário, especialmente para quem tanto precisa receber amor", declara a diretora Vandermilza Barbosa.
Cultura e história em um só lugar
Subdivididos em três grupos, conforme o centro em que estão integrados, adultos, crianças e adolescentes realizaram verdadeira expedição rumo ao fascinante universo da cultura e história que abrange a chegada dos colonizadores portugueses à Terra Mãe do Brasil.
Contando com o apoio de guias de turismo na transmissão dos novos conhecimentos, olhares curiosos acompanhados por reações de deslumbramento marcaram a atenção dos pacientes em meio aos risos a cada ambiente visitado e descobertas adquiridas, a exemplo do passeio ao portal onde são expostas imagens dos velejadores, reis de Portugal, mapa da costa do Brasil, relógio do sol, dentre outros.
Conhecendo a Nau Capitania
Percorrendo o jardim botânico cheio de vegetação tropical, em uma área que abriga 11 mil metros quadrados, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes foi conhecer a réplica da Nau Capitania, comandada por Pedro Álvares Cabral em sua viagem ao Brasil. Admirados pelo tamanho da caravela que contém canhões, sacos de areia e outros equipamentos de navegação, eles conheceram a estrutura interna e externa da embarcação. Ao término da visita, mais um momento lúdico foi vivenciado com muita música e a degustação de diversos lanches.
Aos 58 anos, dona Maria do Carmo, paciente há 10 anos, não conteve a euforia diante de tantas novidades. "Nunca vim aqui, hoje é um dia tão feliz pra mim. Conheci tanta coisa bonita que me fez bem", diz.
Ronivaldo Braga, 33, confessou querer voltar tamanha a felicidade. "Gostei tanto que se puder venho de novo com minha mãe. Meu coração está em festa", confirma.
Secretaria de Saúde