O sol raiou mais cedo nas cordilheiras, com seu brilho forte e intenso, foi intercalado pelo barulho de fogos que ecoavam pela cidade. Era o aniversário da nossa terra.
Logo na manhã de sexta-feira, dia 31/08, os guaratinguenses acordaram com a alvorada de fogos para marcar o começo de um dia festivo.
A partir daí, alunos e todo o corpo docente das escolas municipais se preparavam para o grande desfile.
A essa altura, a Banda Marcial de Guaratinga (BAMUG) afinava seus instrumentos enquanto aguardava a chegada da Banda Marcial da Escola Jovina Pereira (BMEJP) de Monte Alegre, e a convidada de honra, a Banda Marcial da Escola Manoel Carlos de Miranda (BMMCM), da cidade de Serra-ES, comandada pelo instrutor Jefferson Pereira e a Diretora Roseane Bhrumana, que abrilhantaram o evento.
Enquanto faziam os preparativos, os pelotões do desfile se posicionavam para o grande cortejo, que teve a participação da Creche Vovó Vicência, Equipe de Resgate SAMU 192 (samuzeiros), Clube de Aventureiros Vagalumes (Igreja Adventista do 7º Dia), Clube de Desbravadores Leão da Montanha (Igreja Adventista do 7º Dia), Escola Renascer I, Escola Renascer II, Escola Yeda Barradas, Escola Joessy Pereira, Escola Eduardo Mota – São João do Sul, Escola João Alves Ferreira - São João do Sul, Escola Jovina Pereira – Monte Alegre, Escola Onilza Nunes Góes - Cajuíta, Escola Antônio Carlos Magalhães – Barra Nova, Escola Wilson Nunes - Buranhém, e o Instituto de Educação de Guaratinga.
O Desfile teve início às 9h e percorreu as principais ruas da cidade, sendo recepcionado pelas autoridades e personalidades políticas do município na Praça Principal da cidade – Praça 31 de Agosto, lugar onde tudo começou.
Em seguida, foram feitas as apresentações das alas com seus respectivos enredos, que em sua maioria fez alusão a sustentabilidade, a proteção ao meio ambiente e as fontes de águas que são o segundo bem maior da humanidade. Os enredos citavam desde a reciclagem até as relações de consumo desordenado da população, fazendo referência de que as pessoas precisam viver mais o mundo natural, e preservar no presente aquilo que temos para nós e para as futuras gerações.
O ponto alto do evento foi além das alegorias muito lindas e alas do desfile, com a entrega de três veículos 0km para a saúde do município (dois Mobys e uma pick-up Toro), fruto de emenda parlamentar que chegou em boa hora para ajudar no atendimento aos setores da saúde, especialmente da atenção básica e administrativa, como também a aquisição de novos uniformes do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que tem prestado relevantes serviços a toda a população.
Na sequência, a prefeita Christine Pinto saudou as autoridades e o público presente, e falou da importância daquele momento cívico, porém temático, em comemoração ao aniversário da cidade, e que deve ter a participação de todos os munícipes para apreciar as manifestações culturais do nosso povo. Tudo isso faz parte da nossa história ao longo dos 57 anos de Guaratinga.
A noitada de festa começou ao som de Marcelo Marrone, prata da casa, que levou o público ao delírio com um show brilhante da sua nova turnê; logo após, apresentação do Carteirinho do Amor – a nova revelação da cidade, e a noite foi finalizada com o swing de Acsão no Trio Axé & Cia.
Já a segunda noite do evento, sábado 01/09, Silfarley encantou os foliões com sua voz e o arrocha sertanejo, seguido pela Banda Lordão, a maior atração da noite, finalizando com o furacão Katrina, que animou o público até o sol raiar.
E pra fechar com chave de ouro as comemorações dos 57 anos de Guaratinga, aconteceu o tradicional Arrastão puxado pelos cantores Jarley e Niltinho Axé Pop pelas ruas da cidade, iniciando e finalizando no circuito da Festa, na Praça da Rodoviária.
A prefeita Christine Pinto agradeceu o público e as autoridades de toda a região que vieram curtir o evento, comemorar o 57º aniversário da amada Guaratinga e prestigiar a programação montada com tanto carinho para divertir os foliões.
Até o nosso próximo encontro...