home > noticias >

MP COMUNIDADE

Ministério Público Estadual realizou 159 atendimentos em Itabela no MP Comunidade com os projetos Paternidade Responsável e Sou Gente de Verdade


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 22/05/2019 12:43

Publicidade

 

Nesta terça-feira (21) Itabela recebeu o MP Comunidade, unidade móvel do Ministério Público Estadual, para a execução dos projetos Paternidade Responsável e Sou Gente de Verdade.


Segundo a Assistente Social do Ministério Público Estadual, Ângela Almeida, foram efetuados ao todo 159 atendimentos, dos quais 25 foram exames de DNA, 24 reconhecimentos de paternidade e 4 aberturas de registro tardio, que é o registro de nascimento de pessoas adultas, como o senhor Valdinei Oliveira que aos 43 anos não possuía sua certidão.


O senhor Valdinei pôde com sua certidão fazer o reconhecimento de seus 7 filhos, os quais tinham no registro apenas o nome da mãe. Trabalhador rural, morador do bairro da Jaqueira, disse que vai agora tirar seus outros documentos, “Perdi uma semana de serviço, mas ganhei em dobro”, disse o senhor Valdinei.



A reportagem do CliC101 conversou com o Promotor Titular da Promotoria de Família de Salvador, Dr. Adilson de Oliveira, que também é gerente do projeto “Sou gente de Verdade”. Adilson contou que o projeto nasceu em 2015 com o objetivo de  descobrir pessoas que já na fase adulta ainda não possuem a certidão de nascimento, e assim fazer o registro dessas pessoas tornando-os cidadãos, fazendo com que passem a existir do ponto de vista jurídico. Confira no áudio a fala completo do Dr. Adilson.



A coordenadora do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar), Maria de Fátima Passos, afirmou à nossa reportagem que as expectativas do projeto estão sendo alcançadas, assim como em outras regiões do estado onde o projeto já aconteceu.



O Conselho Tutelar de Itabela atuou como apoiador do projeto no município. As conselheiras que estiveram no apoio também consideraram que a participação da população foi boa, e reconheceram a importância e facilidade que o projeto traz para a comunidade.


Nesta quarta-feira o MP Comunidade estará em Guaratinga.










Comentários do público:

Publicidade
0