Com índices espantosos de criminalidade, Itabela supera a média crime/população de grandes cidades como Duque de Caxias no Rio de Janeiro e Serra no Espírito Santo.
Poderíamos ficar horas enumerando os motivos da carnificina que acontece principalmente com os jovens em Itabela. Poderíamos culpar governos, polícia, justiça, enfim; seria pura perda de tempo.
Chamamos perda de tempo porque, em vez de ficar apontando culpados, temos é que mobilizar a sociedade e elaborar um plano de ação contra o que chamamos de GENERALIZADA FALTA DE VALORES.
Temos que fazer com que cada um cumpra sua parte, de forma que a família volte a ser a principal célula da sociedade.
Que a mãe volte a ter tempo para tomar a lição de casa do seu filho; que o pai consiga levar dignidade a toda sua família; que controle horários, amizades e corrija de imediato atitudes fora de padrão social; que na escola, além de merenda, tenha ensino didático, moral e cívico; que as igrejas se envolvam mais na formação dos jovens; que os políticos sejam referência para os jovens através de seu exemplo familiar, profissional e moral; que os principais servidores públicos do município morem na mesma cidade de seus munícipes e dividam com a comunidade sua condição intelectual.
Entretanto, além das condições básicas como escolas bem equipadas, saúde com atendimento satisfatório, saneamento básico, direito de ir e vir, espaços para prática de esportes e atividades culturais, nos falta o principal, nos falta ESTRUTURA FAMILIAR.
Reflitam.