Na noite de segunda-feira (08) na Câmara Municipal, estiveram reunidos os membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabela (GGIM), nomeados através do Decreto nº 511 de 01/04/2014, conforme dispõe a Lei Municipal 459/2013, quando foram discutidas questões ligadas à segurança pública no município.
Com atribuições de coordenação executiva, o GGIM é integrado pelo prefeito municipal (Paulo Ernesto Pessanha da Silva), Juiza da Comarca (Drª Karina Silva de Araújo), Promotor Criminal (Dr. João Alves da Silva Neto), Delegado da Polícia Civil (Dr. José Hermano Costa), Comandante da Polícia Militar no Município (Ten. Cleber Assis Ribeiro), representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Eunápolis (Leonardo Oliveira Vargens), representantes do Conselho Tutelar (Marines Bezerra de Oliveira - Titular) e Luciara da Gama Silva – Suplente, representantes do Poder Legislativo Municipal (Salvador Silva Assis – titular e Ricardo de Jesus – suplente).
Estiveram também presentes, o representante da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense (Leonir Sossai), líderes de entidades religiosas (Frei Ivanilton, da Paróquia São João Batista e Pastor Claudiomar, presidente da Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Itabela – OPLEI), presidente da Câmara Gedalvo Matos, vereadores, vice-prefeita Joecélia Coutinho, secretários, assessores, servidores e pessoas da comunidade.
Drª Karina Araújo, Juiza da Comarca, enfatizou que o Conselho Tutelar precisa ser mais valorizado, a polícia precisa ser mais valorizada, porque são as pernas do judiciário, do Ministério Público, que a partir deles é que a se consegue resguardar os direitos da criança e do cidadão.
Disse também acreditar na justiça, que juntos podemos fazer uma sociedade melhor, mas é preciso que cada um tome posse da sua responsabilidade e que cada um na sua atribuição procure fazer o melhor.
“Deixo claro para os senhores que não compactuo com nenhum tipo de ação que fuja do devido processo legal e as normas legais que comandam o processo [...]; Que esse seja o início de várias outras oportunidades onde nós possamos debater, evoluir e melhorar a atuação de cada um de nós aqui nesta comunidade” finalizou a Juíza.
ÁUDIO NA ÍNTEGRA DA FALA DA Drª KARINA SILVA DE ARAÚJO, JUIZA DE DIREITO DA COMARCA DE ITABELA
O prefeito Júnior Dapé, que coordena o grupo de trabalho, enfatizou alguns pontos específicos sobre a questão da criminalidade no município, entre os quais: “Segurança pública é atribuição do estado, e eles não estão preocupados em nada que vem acontecendo em nossa cidade; o poder está nas mãos do governo do estado; é mais fácil cobrar de quem está mais perto, ninguém lembra que é do governador porque está longe; motivo dos crimes é o tráfico de drogas; policiais formados aqui são levados para outras regiões; Itabela com mais de 30 mil habitantes, é inadmissível que só tenha uma viatura rodando nessa cidade, tem 2 viaturas mas não tem policial”.
Falou sobre a retirada do coordenador regional da polícia civil, sem nenhum comunicado aos prefeitos da região, “por um ato de vaidade do secretário de segurança pública do Estado”, que fará tudo para que o conselho não tenha conotação política, que funcione de forma técnica, sem ações sem interesses pessoais, políticos, de valorização do profissional A ou B.
“Quero dividir com todos esses membros, com toda a sociedade, a responsabilidade da segurança pública da nossa cidade; se o governo do estado não faz, nós temos que fazer”, disse o prefeito, determinando ao secretário de finanças a inclusão dos recursos do Fundo Municipal de Segurança Pública – FMSP, que poderá chegar até 1% do orçamento municipal; a abertura de conta corrente pelos membros do FMSP para repassar e captar os recursos para aplicação em ações exclusivas vinculadas à segurança pública; e que as secretarias de ação social, saúde e educação, até a próxima reunião, promovam estudos e formulem programas específicos para inclusão social, cultural e esportiva.
Finalizou dizendo da sua presença e de outras autoridades no colégio municipal, onde foi dialogar com a direção, professores e alunos, depois dos fatos ocorridos naquela unidade de ensino, e que “o poder público precisa chegar mais nas escolas”.
ÁUDIO NA ÍNTEGRA DA FALA DO PREFEITO PAULO ERNESTO PESSANHA DA SILVA
Dr. José Hermano Costa, delegado da Polícia Civil, falou das dificuldades, das carências, ressaltando que a segurança começa em casa e que é responsabilidade de todos, pais, professores, autoridades, e finalizou dizendo que a população tem colaborado, prestado informações à polícia civil e à polícia militar.
ÁUDIO NA ÍNTEGRA DA FALA DO DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL, DR. JOSÉ HERMANO COSTA
Para o Tenente Assis Ribeiro, “o problema que vem ocorrendo não é só de Itabela, é do Brasil”, que existe uma “briga por território do tráfico de drogas e entorpecentes”.
Lembrou o Tenente Assis que o efetivo policial de Itabela “deveria se multiplicar assustadoramente”, e que “só para Monte Pascoal seriam 8 policiais”.
Disse ainda sobre a questão da estrutura familiar e da responsabilidade das entidades, e finalizou falando da “cultura da ostentação”, que isso é o que a mídia vem pregando, não prega mais esporte e lazer”.
ÁUDIO NA ÍNTEGRA DA FALA DO Ten. PM ASSIS RIBEIRO