Barra Velha participa do Programa Viver, lançado na manhã desta segunda-feira (31/1), por meio de projeto piloto com aulas de informática. Trata-se de um trabalho voltado à otimização de oportunidades para inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa.
Inicialmente, esta ação multidisciplinar envolve 18 idosos, em duas turmas, sendo uma no período matutino e outra no vespertino, e conta com dois monitores voluntários. A sala para as atividades foi cedida pela Secretaria de Educação na escola local, onde estão instalados nove computadores. O programa ainda inclui atendimentos mensais, como de médico, assistência social, psicólogo, além de tratamento odontológico em parceria com a SESAI.
A Superintendência Indígena está desenvolvendo a ação, com apoio das superintendências de Articulação Comunitária e Controle Social, Infância e Juventude e a de Igualdade Racial, ligadas à pasta municipal da Assistência Social, que estão atuando junto à comunidade e ao governo, viabilizando logística e ações para continuidade do programa.
A coordenadora do Programa Viver, Teresa Goes, informa que em fevereiro será realizada a uma manhã de saúde. “Teremos aula de ginástica a ser promovida em parceira da Secretaria de Esportes e Lazer, além de palestras sobre qualidade de vida e saúde”, pontuou, agradecida pelo apoio e satisfeita pelo resultado do primeiro encontro.