A Câmara de Vereadores de Eunápolis celebrou os 34 anos de emancipação do município com uma Sessão Solene na noite desta quarta-feira (11/05). A cerimônia, que aconteceu no auditório do Poder Legislativo no Bairro Dinah Borges, contou com a presença da prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), vereadores, o secretário da Casa Civil, Paulo Dapé, o Comandante da 7ª CIPM, Major Vagner Ribeiro, o Juiz do Trabalho, Ivo Daniel Póvas, representando o Poder Judiciário, autoridades, convidados, homenageados e seus familiares e a imprensa.
Após a execução do Hino Nacional, a solenidade, marcada por muita emoção, foi conduzida pelo presidente da Casa, Jorge Maécio (PP), que em nome da instituição disse que mais do que prestar uma homenagem, “a solenidade serve para prestigiar e reconhecer o trabalho de cada um perante comunidade, bem como os relevantes serviços prestados ao município. Uma justa homenagem”. Resumiu.
Em seguida passou a palavra ao Diretor Legislativo, Milton Guerreiro, que anunciou, um a um, os nomes dos 29 agraciados com a Cidadania Honorária de Eunápolis, como homenagem às suas respectivas histórias de vida e de contribuição para o desenvolvimento da cidade.
Os 29 agraciados receberam as honrarias, votadas e aprovadas pelos parlamentares, entregues pelo parlamentar autor da indicação. O Juiz do Trabalho, Dr. Ivo Daniel, representando todos os homenageados da noite, fez uso da palavra externando essa alegria em ter o trabalho por Eunápolis reconhecido.
“Essa homenagem que recebo hoje me encheu de alegria. Embora tenha nascido em Ilhéus, eu sempre respondi que era de Eunápolis, onde cheguei aos 4 anos de idade. Aqui criei raízes, me casei, tive dois filhos e é aqui que pretendo ficar. A característica do povo eunapolitano é ser trabalhador e feliz”, agradeceu Dr. Ivo.
DEPOIMENTOS
No discurso de abertura, o presidente do legislativo contou a história da fundação do município e lembrou de sua mudança para a cidade. “Aqui cheguei em maio de 1988, junto com o nascimento do município, que dispõe de uma riqueza de miscigenação de povos de várias regiões do país. E isso, fez com que essa cidade tão nova tenha essa pujança de crescimento. Quem aqui chega não tem mais vontade de sair”, destacou Jorge Maécio.
A prefeita Cordélia Torres, contou que o título é um reconhecimento dos feitos de pessoas que chegaram ao município como o fundador Eunápio fez, no início para a formação da cidade que chega aos 34 anos.
“Receber o título de cidadão eunapolitano é o reconhecimento da participação dessas pessoas no crescimento dessa cidade. Eunápolis nasceu para ser grande, começando sua história lá atrás quando o senhor Eunápio comprou 100 hectares de terra que se transformou no maior povoado do mundo, teve vários nomes como 64, Ibiapina até ser emancipada e virar Eunápolis. E hoje vamos acolher esses novos irmãos eunapolitanos”, comemorou a gestora.
CONFIRA A LISTA DOS HOMENAGEADOS
Confira a baixo a lista de pessoas que receberam o título de cidadania eunapolitana:
1.Ana Karolina Santos Macedo
2.Ademir Godinho Ramos
3. Carla Rondeli Póvoas de Souza
4.Capitão Josival da Silva
5.Capitão Marcos André Santos Laurentino
6.Donizete Garcia de Carvalho
7.Elias Prêmoli
8.Emília Maria Machado Loureiro
9.Gabriel Delani Seixas Torres Silva
10. Gutemberg Alves da Silva
11.Dr. Heitor Awi de Attayde
12.Dr. Ivo Daniel Póvoas de Souza
13.Jabson Bispo Santos
14.José Paulo Dondoni
15.Juliano Souza de Carvalho
16. Luciana de Jesus Nascimento
17.Lúcio de Oliveira França
18.Linalva Claudino da Silva
19. Lourenço José dos Santos (in memorian) – Representado pelo filho Leonardo Brito Santos
20.Marcelo Nechar Bertucci – Representado por Guilherme Carvalho Pinto Duarte
21.Manoel de Jesus Conceição
22.Rose Marie Galvão
23.Ronaldo Dias Silva
24.Rui Pereira Bonfim
25.Shirley Nascimento Santos
26.Silvani dos Santos Brunow
27.Vera Lucia Brunow
28.Valdir Lima Silva
29.Valtier Souza dos Santos