Neste domingo, 24 de setembro, acontece o nono encontro “De bem com a vida”, que tem por objetivo valorizar a pessoa idosa, através de ações sociais e culturais.
O evento é uma prévia do dia da pessoa idosa, que acontece no dia 1º de Outubro.
Com o mote do evento “De bem com a vida”, o assunto da pessoa idosa é de suma importância ser tratado com o seu devido valor e notoriedade. O Papa São João Paulo II, declarou que “cada comunidade acompanhe com compreensão amorosa todos que envelhecem”. E dentro desta premissa esse assunto deve ser abordado com toda a atenção e cuidado, pois estamos tratando de valorizar nosso passado e criando solidez para o nosso futuro como sociedade ao cuidar da pessoa idosa.
A coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Tarcilia Brioschi Sartório, uma das coordenadoras do evento, afirmou que “nós como sociedade, não temos um olhar afinado para a pessoa idosa. A sociedade não vê este cidadão como um ser atuante, lembrando que aos 60 anos, a pessoa ainda está produtiva. E podemos ainda ver pessoas de 80 anos, atuantes, com capacidade, muitas vezes trabalhando, ainda produzindo e transmitindo conhecimento”. Ela ainda reafirma que “este cidadão ainda tem muito que contribuir com a sociedade”.
As questões relacionadas à pessoa idosa são de grande importância e abrangem diversos aspectos, incluindo seus direitos, cuidados de saúde e participação na sociedade. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741 de 2003, é uma legislação fundamental que estabelece os direitos e garantias das pessoas idosas no Brasil.
Mirabeau Andrade, representante da empresa Acuidar e atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Eunápolis, em referência de como a sociedade pode contribuir para se respeitar cada vez mais a pessoa idosa, declara que “é preciso tirar do papel, ou seja, pôr em prática esse respeito e incentivar essa valorização. "Precisamos fazer isso todo dia. Honrar pai e mãe, (citando o adágio bíblico ) ou seja, a pessoa idosa, para que se tenha vida longa e próspera sobre a terra, isso é fundamental" disse Mirabeau.