home > noticias >

MUDANÇA DE CENÁRIO

Veracel lança um Canal de Denúncias para o combate à violência contra a mulher

O lançamento do canal interno faz parte das iniciativas da companhia no combate à misoginia e a qualquer tipo de violência contra a mulher

Por: Veracel
Publicado em 23/09/2023 08:42
Atualização:23/09/2023 08:45

Publicidade

A Veracel, indústria de celulose do Sul da Bahia, acaba de lançar um canal interno de denúncias voltado exclusivamente para o combate à violência contra a mulher. O atendimento será feito por uma equipe feminina especializada em oferecer acolhimento às mulheres e na atuação imediata no combate a qualquer forma de assédio no local de trabalho.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa mundial de violência contra a mulher é de 27%, ou seja, quase um terço da população feminina é vítima de algum tipo de violência. No Brasil, esse número sobe para 33,4%, superando a média de outros países. 

“A Veracel está comprometida em fazer parte do processo de mudança deste cenário com a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, inclusivo e respeitoso para todas as nossas pessoas. Este novo canal demonstra nosso desejo de acolher, ouvir e agir em relação a quaisquer preocupações relacionadas ao assédio dentro de nossa corporação”, destaca Anderson Pinho, gerente de Compliance da empresa.

A ação faz parte de uma série de iniciativas da Veracel em prol da equidade de gênero dentro da companhia.

Por meio do novo canal, a empresa garante a opção pela confidencialidade das denúncias, um processo de investigação justo e imparcial, a proteção contra retaliações e o acesso fácil para a realização dos contatos, que poderão ser feitos por telefone ou por meio de uma plataforma interna exclusiva. O canal está à disposição também para as colaboradoras de empresas parceiras.

A Veracel é signatária da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres, uma iniciativa colaborativa de mobilização e atuação, realizada em conjunto por diversas empresas de todo o Brasilcom o propósito de acolher e resgatar mulheres e meninas em situação de violência, por meio da prevenção e do cuidado dentro e fora das organizações.


Educação e prevenção: ética e respeito como cultura corporativa

A Veracel também investe em programas de educação e conscientização para prevenir o assédio e promover um ambiente de respeito. Um exemplo dessas iniciativas é a Semana da Boa Conduta, um evento interno com palestras e ativações relacionadas ao Código de Conduta da companhia e à ética, pilar fundamental de atuação da empresa.

As atividades promovidas na edição deste ano do evento envolveram todos os colaboradores, próprios e parceiros, na fábrica, no escritório, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, no Núcleo Florestal e no Terminal Marítimo de Belmonte.

 

Sobre a Veracel Celulose


Veracel Celulose celebrou 31 anos de atuação em 2022. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!








Comentários do público:

Publicidade
0