Os direitos de povos que nem sempre são lembrados pela sociedade estiveram no centro das atividades de mais uma edição da Caravana de Direitos dos Povos de Terreiros. Realizada no auditório da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), em Porto Seguro, a ação foi promovida pela Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia), em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro.
Durante o evento, que teve abertura com atividade cultural, foram ofertados serviços desenvolvidos pelas secretarias municipais de Governo, Assistência Social e Saúde, com a presença de lideranças e representantes e de Porto Seguro, Prado, Itabela e outros distritos e territórios da região. Ao longo do dia, foram oferecidos atendimentos ligados ao CadÚnico; na área de saúde, com testes rápidos, vacinação; serviços da Defensoria Pública da Bahia entre outros.
De acordo com Danillo Souza, coordenador da DIRCPT (Diretoria de Comunidades e Povos Tradicionais), vinculada à Secretaria de Assistência Social e responsável pela articulação do evento, houve ainda apresentação da SPREV-BA (Superintendência de Prevenção à Violência), informado sobre quais setores a pessoa deve recorrer em casos de intolerância religiosa e violação dos seus direitos.
“Foram momentos de suma importância, bem ricos em conteúdo, levando informações fundamentais para os povos de terreiros, sobre seus direitos e deveres”, resume Danillo.