Nesta manhã de terça-feira (23), a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itabela - AAPI, realizou uma assembleia, na Câmara Municipal, da qual participaram cerca de 30 aposentados, convocada pela diretoria com o objetivo de apresentar as últimas ações da associação, especialmente referente à busca por convencer as autoridades de que a Lei Municipal Nº 570/2020, que regulamenta o Regime Próprio de Previdência, inclusive a contribuição dos aposentados, poderia ser diferente, com menor impacto aos aposentados e pensionistas, que hoje contribuem com 14%.
Outro item da problemática que absorve a atenção dos aposentados é o repasse do Patronal pelo Poder Executivo, de forma que a Caixa de Previdência consiga manter recursos financeiros em caixa, o que não vem acontecendo ao longo da história da CAPREMI. Há meses houve êxito em levantar Caixa, chegando a quase 5 milhões, mas os valores acabaram sendo usados para pagamento da folha de aposentados, uma vez que o patronal foi deixado de ser repassado em volume suficiente para efetuar o pagamento.
Foram apresentados os quantitativos que foram repassados pelo Poder Executivo à CAPREMI entre janeiro e junho deste ano, e o que se vê é que no período a gestão municipal deixou de repassar R$ 644.824,90 à CAPREMI. Se o Patronal já é uma preocupação, de acordo com a planilha até mesmo uma parte de valores descontados dos servidores e aposentados deixaram de ser repassados.
Segundo o que foi relatado na Assembleia, houve uma tentativa de diálogo com o Prefeito Municipal, sem sucesso, e com tratamento desrespeitoso e fora dos protocolos, no entendimento da diretoria, por parte da assessoria do Prefeito Luciano Francisqueto.
Após essa tentativa de tratar com o Executivo Municipal, a associação busca agora recorrer ao Ministério Público em forma de denúncia, ostentando uma pasta munida de documentos, relatos e argumentos que defendem os entendimentos dos associados, especialmente da diretoria, fincados em leis.
Atualmente AAPI é presidida pela Senhora Maria Neide Silva Santos Alves que dirigiu a reunião em conjunto com a vice-presidente, Vera Lúcia Andrade da Silva de Jesus.