A Veracel Celulose, indústria com operação no Sul da Bahia, divulgou seu Manifesto Público de Direitos Humanos, um documento que reflete o compromisso da empresa com a promoção da dignidade humana e a geração de valor compartilhado. Alinhado aos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPs), o manifesto destaca as diretrizes que orientam as ações da companhia, com foco na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.
O objetivo do documento é reforçar o compromisso da Veracel em adotar práticas que vão além das obrigações legais, abrangendo toda a sua cadeia de suprimentos, parceiros e as comunidades em que a empresa está inserida. A companhia reafirma seu compromisso em promover práticas éticas e sustentáveis, visando o respeito e a proteção dos direitos humanos em todas as suas operações.
"Acreditamos que liderar pelo exemplo é a chave para gerar impactos positivos. Com este manifesto, reforçamos nossa responsabilidade em respeitar e promover os direitos humanos em todas as nossas ações e nas relações com nossos parceiros e comunidades locais. O documento é o registro do compromisso que a companhia já tem com a promoção dos direitos humanos, mas também reflete nosso desejo contínuo de ampliar essas ações”, destaca Luiz Tapia, Diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel.
Os cinco pilares do Manifesto da Veracel:
- Abrangência: A Veracel promove e protege os direitos humanos em todas as suas operações, respeitando colaboradores, fornecedores, comunidades locais e grupos tradicionais. A empresa se alinha aos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPs) e trabalha ativamente para erradicar práticas como o trabalho forçado, obrigatório e infantil em sua região.
- Questões contextuais em Direitos Humanos: A Veracel adota ações proativas para proteger os direitos humanos em contextos operacionais desafiadores. Iniciativas de Investimento Social Privado (ISP) são parte essencial dessa abordagem, com o objetivo de reduzir desigualdades e fortalecer as comunidades onde a empresa atua.
- Due Dilligence: A Veracel implementa processos contínuos de due dilligence, com auditorias e avaliações regulares para identificar e mitigar riscos relacionados aos direitos humanos. Fornecedores e parceiros são orientados e auditados, garantindo a conformidade em toda a cadeia de valor.
- Reparação: A companhia mantém um Mecanismo de Queixas e Reclamações (MQR) acessível, garantindo que denúncias sejam tratadas de forma justa e protegida contra retaliações.
- Evolução contínua: O respeito aos direitos humanos é um princípio fundamental em sua governança, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável para todas as partes interessadas.
“Com uma governança sólida e práticas responsáveis, seguiremos garantindo um ambiente seguro, inclusivo e livre de discriminação, tanto para as pessoas diretamente envolvidas em nossas operações quanto para as comunidades em que estamos inseridos, colaborando ativamente para a erradicação de práticas nocivas em nossa região e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza Tapia.
Para acessar a carta completa acesse aqui.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território e a única empresa do setor a manter um hectare de preservação ambiental para cada hectare de plantio de eucalipto destinado para a sua operação. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 7º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.