home > noticias >

ELEIÇÕES 2014

MESÁRIOS PODEM TER ATÉ SEIS DIAS DE FOLGA NO TRABALHO

De acordo com a legislação, cada dia trabalhado corresponde a dois dias de folga.

Por:
Publicado em 09/09/2014 09:27

Publicidade

Muita gente não sabe que os mesários convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE para trabalharem nas Eleições 2014 podem ter até seis dias de folga no trabalho.

De acordo com a legislação, cada dia trabalhado corresponde a dois dias de folga.

Já no primeiro turno, referente ao treinamento, que pode ser presencial ou pela internet, e o trabalho no dia 5 de outubro (domingo), o mesário tem direito a quatro dias de folga no seu emprego.

Se confirmada a indicação das pesquisas nacionais de que haverá segundo turno no dia 26 de outubro, os mesários teriam mais dois dias de folga.

Portanto, além de prestar um relevante serviço à democracia, o mesário vai desfrutar de um belo descanso, o qual deve ser negociado com o empregador a forma de gozo.

Na Bahia, mais de 50 mil pessoas já se candidataram para ajudar no processo eleitoral através do programa Mesário Voluntário, sendo 20 mil somente este ano.

Universitários de 38 instituições estaduais de ensino superior aceitam a atividade como carga horária extracurricular, a exemplo dos alunos da Universidade Federal da Bahia, que ganharão 30 horas extras se participarem como mesário no primeiro turno.

Mas aquele que foi convocado e não puder ou quiser atuar no pleito de outubro, deve procurar a zona eleitoral e solicitar a dispensa, com justificativa por escrito, sob pena de ficar sujeito a pagamento da multa de R$ 17,57 a R$ 350.








Comentários do público:

Publicidade
0