home > noticias >

CELEBRAÇÃO

Multidão celebra Nossa Senhora d’Ajuda em missa solene e procissão

Autoridades eclesiásticas e representantes da gestão municipal acompanharam a celebração

Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 16/08/2025 09:58
Atualização:16/08/2025 10:05

Publicidade

O ponto alto da Festa d’Ajuda, nesta sexta-feira, 15, reuniu milhares de fiéis em Arraial d’Ajuda para homenagear Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do distrito. Com o tema “Mãe d’Ajuda: Vida, Doçura e Esperança nossa!”, a programação começou cedo, às 6h30, com o Ofício de Nossa Senhora, seguido da missa das 7h. Às 10h, a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom José Edson, contou com a presença de 36 padres, reafirmando a força da devoção e da fé da comunidade. “No espírito jubilar, nos preparamos para celebrar essa data: 476 anos de romaria em honra de Nossa Senhora d’Ajuda”, destacou Dom José Edson, bispo da Diocese Nossa Senhora Auxiliadora, em Eunápolis.
 
Às 15h, a Missa dos Romeiros abriu caminho para a tradicional procissão, conduzida pelo Padre Vilmar e Padre Diego. Próximos ao andor com a imagem da Santa, eles seguiram entoando cânticos de louvor, acompanhados pelas filarmônicas Dois de Julho e Lyra Popular. “As filarmônicas integram o projeto Concertos, onde a fé se expressa pela música, de forma cantada e tocada”, ressaltou o superintendente de Cultura, Herculano Assis. A caminhada percorreu o centro histórico do distrito e retornou ao santuário, reunindo fiéis, romeiros e visitantes em um momento marcado pela fé e emoção.
 
Autoridades eclesiásticas e representantes da gestão municipal acompanharam a celebração, que além de integrar o calendário religioso, fortalece também o turismo local. Moradores ornamentaram fachadas e turistas registraram cada detalhe da procissão, reforçando o clima de devoção que tomou conta das ruas.
A programação dos festejos de Nossa Senhora d’Ajuda teve início em 6 de agosto, com novenas, missas temáticas, batizados, terços, bênçãos e momentos de adoração, reunindo devotos de várias cidades e estados. A cada dia, diferentes padres conduziram reflexões ligadas ao tema central, preparando a comunidade para o grande dia.
 
A Prefeitura de Porto Seguro apoiou a festividade que atraiu cerca de 40 mil pessoas ao longo dos onze dias de programação, reforçando o compromisso com a preservação das tradições religiosas e culturais.







Comentários do público:

Publicidade
0