Nem na Semana do Trânsito os responsáveis se dignaram a sequer tocar no assunto, e muito menos explicar por que a sinalização da cidade de Itabela, tão prometida, ainda não foi executada.
Comandados pelo prefeito, secretários assessores e diretores continuam a caça de votos com foguetório, bandeiras, placas, carros de som, cabos eleitorais, deslocamento de servidores e seguidores para os bairros, distrito e povoado, o que certamente tem um custo e que não parece pequeno.
Enquanto isso, nenhuma placa de sinalização ou semáforo, nem na região do trevo da BR101, local onde o tráfego se mostra mais problemático e perigoso, sem falar nas travessias, com o volume de jovens que se dirigem às unidades escolares e para isso têm que atravessar as avenidas e a pista da BR101.
De outra parte, as autoescolas, que deveriam pelo menos colocar alguma faixa ou cartaz na cidade, alusiva ao evento, continuam todas surdas e mudas, dentro das paredes, enquanto seus instrutores e aprendizes fazem treinamento pelas ruas sem nenhuma sinalização, com riscos para si e para os pedestres.
Para não passar em branco, deixamos para leitura e reflexão a mensagem abaixo:
“Andar é um meio ecologicamente correto e saudável, que contribui para desafogar os constantes engarrafamentos nas cidades. E para que tenhamos um trânsito mais seguro é preciso que os pedestres também estejam atentos a todos os detalhes para evitar acidentes.
Primeiramente, vale lembrar que todo motorista, seja de carro, ônibus, caminhão, motocicletas e ciclistas também são pedestres. Os pedestres, por não terem equipamentos de proteção como os ocupantes de veículos, estão mais vulneráveis a graves acidentes, principalmente os atropelamentos.
Além disso, quem anda a pé tem prioridade sobre os veículos e precisam ser protegidos por esses. Para isso, é necessário que os motoristas sigam as sinalizações de trânsito e as respeitem. Da mesma forma, os pedestres também devem ter cautela e observar os princípios básicos para sua segurança. Abaixo, listamos algumas dicas de comportamentos que os pedestres devem assumir para garantir sua própria segurança.
- Caminhe sempre pelas calçadas e nos locais onde essas não existirem, caminhe pelo canto da rua em sentido contrário ao dos veículos.
- Observe as sinalizações (semáforos) para os pedestres e atravesse sobre a faixa de segurança.
- Onde não houver faixa, atravesse a rua no meio do quarteirão em linha reta. Seja visto!
- Sempre olhe para os dois sentidos antes de atravessar, e cuidado com os congestionamentos, pois motociclistas e ciclistas costumam trafegar entres os veículos parados.
- Ao atravessar uma avenida ou rodovia, utilize as passarelas. Não circule em ciclovias ou ciclo-faixas, pois são locais destinados exclusivamente a ciclistas.
- Nunca atravesse a rua na frente do ônibus que parou no ponto ou entre árvores, pois prejudica a visibilidade do motorista.
- Evite falar ao telefone ou acessar as redes sociais enquanto estiver caminhando, isso pode causar distração e provocar um acidente”.