home > noticias >

DEMOLAYs / FILHAS DE JÓ

Campanha para doação de sangue levou cerca de 50 voluntários nesta terça-feira ao Hemocentro em Eunápolis

Nesta quarta-feira (27), é a vez dos voluntários da Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis fazerem suas doações

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 27/04/2016 09:40

Publicidade

Os corredores do Hemocentro, em Eunápolis, ficaram literalmente lotados nesta terça-feira (26) até por volta das 23 horas, no primeiro dia da campanha de doação de sangue idealizada pelos jovens da Ordem Demolay e das Filhas de Jó, com apoio do Hemocentro e das Lojas Maçônicas Fraternidade 5 de Novembro e Obreiros de Eunápolis, com um atendimento digno de registro feito pelas equipes médica, de enfermagem, de técnicos e de apoio, com destaque para o engajamento dos jovens numa questão tão importante para toda a comunidade.

Neste primeiro dia, compareceram doadores da Loja 5 de Novembro e das empresas Vascar Veículos, Mosello Lima, 2Tree Consultoria, Makelle Seguros, Bradesco Financiamentos, Itaú Card, BV Financeira e Grupo de Oração Amor Corajoso. Hoje, 27/4, será a vez da Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis e outros grupos de voluntários.

As campanhas de doação de sangue são extremamente necessárias para suprir a grande demanda dos hospitais nos oito municípios atendidos diretamente pelo Hemocentro (Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga), com uma necessidade média mensal em torno de 400 bolsas dos diversos tipos sanguíneos, enquanto as doações têm estado bem abaixo desse número, com as coletas de doadores fidelizados em torno de apenas 200 a 250 bolsas, o que tem levado a uma situação preocupante quanto ao estoque de sangue no Hemocentro.

Conscientização

A conscientização da comunidade é essencial, e as entidades têm um papel fundamental na mobilização para essa nobre causa, inclusive junto aos doadores fidelizados, que não têm comparecido com a frequência habitual para efetuar as doações, que podem ser feitas até 4 vezes no ano para os homens, e até 3 para as mulheres. Em casos de necessidade, muitas das vezes as equipes do Hemocentro têm que telefonar para que as pessoas cadastradas compareçam e façam doação.

O esforço das equipes de trabalho no Hemocentro são qualquer coisa de chamar atenção pela dedicação, trato humanitário com as pessoas, e extrema dedicação naquilo que se propõem a realizar.  Em conversa com a Drª Regina Lana, que atende sempre com um habitual e largo sorriso no rosto, ao lado do Dr. Eugênio Franca, Dr. Luis Alberto e Drª Rosa Maria, que trabalham em regime de plantão no Hemocentro e são responsáveis pela triagem dos doadores, a reportagem do CliC101 pode perceber algumas dificuldades para melhoria dos serviços, a exemplo da carência de pessoal para ampliar as equipes de trabalho, o que tem sobrecarregado os colaboradores, tendo que se recorrer a escala de atendimento, a qual não contempla todos os dias e horários da semana. As coletas de sangue são feitas atualmente de terça a sexta-feira, conforme agenda semanal.

DOE SANGUE.  DOE VIDA









Comentários do público:

Publicidade
0