“A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social” foi o tema da IV Conferência Municipal de Assistência Social realizada na última sexta e sábado (2 e 3/8) pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Guaratinga, dirigida pela senhora Fabíola Martins Viana.
A Conferência, segundo pronunciamento do prefeito Kenoel Viana na abertura do evento, teve como objetivo “buscar melhor qualidade de vida para a população, através de discussão das problemáticas possíveis de encontrar soluções”, enfatizando que “todas as questões discutidas nesta conferência terão toda atenção desta gestão”.
Matéria divulgada aqui no Clic101 dizendo que dos 5.670 municípios brasileiros, Guaratinga figura em 5081º lugar na escala dos mais pobres, com IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,572, sendo também o mais pobre município da Costa do Descobrimento, certamente motivou o prefeito Kenoel Viana a falar do objetivo de melhorar o IDH do seu município: “As secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde precisam trabalhar juntas para conseguirmos melhorar o IDH do município, diversas ações nessas áreas já estão sendo desenvolvidas em busca de melhor qualidade de vida para a população guaratinguense”, ressaltou o prefeito.
Ponto alto do evento e que encantou a todos foi a apresentação do grupo de idosos do CRAS com o tema “Viver a vida não tem idade”.
A conferência municipal foi uma preparação para a realização da IX Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá de 16 a 19 de dezembro em Brasília.