Com o tema “A Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”, aconteceu na Câmara Municipal de Itabela no dia 07 Agosto a IV Conferência Municipal de Assistência Social.
Na abertura da conferência, se apresentou o “Coral Raio de Sol”, formado por cerca de 45 crianças de 06 a 11 anos de idade que fazem parte do grupo de convivência do CRAS, localizado no bairro Pereirão.
Conferências como essa estão acontecendo em todo Brasil, e quem explica seu objetivo é a Coordenadora de Assistência ao SUAS da Bahia, Celeste Viana:
“As conferências são instâncias deliberativas, o SUAS as prevê de dois em dois anos. Na conferência desse ano principalmente, ela vem com esse teor de avaliar as ações, serviços, programas e os projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é voltado para a população em situação de vulnerabilidade e risco, fazer essa avaliação de dois anos para cá e ver também o que vai precisar ser estruturado, para daqui dois anos a gente estar retomando a conferência e ver a evolução desses serviços para a população vulnerável.
Atualmente nós temos previsto um conjunto de serviços. No Município de Itabela já temos unidades que referenciam esses serviços (Dois CRAS e um CREAS) com equipe técnica disponível para o atendimento à população... O CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) trabalha no fortalecimento dos vínculos à família, atendendo a idosos, mulheres, adolescentes, crianças, para fortalecer a sua convivência familiar e na comunidade.
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), atende a famílias e indivíduos que tiveram os seus direitos violados. A gente tem uma equipe técnica que dá conta dos encaminhamentos e do acompanhamento da rede para essa prestação de serviços”, finalizou Celeste.
Depois dos seis eixos apresentados por Celeste e complementados pela psicóloga Michele Pessin, os participantes se dividiram em três grupos e cada grupo ficou com dois eixos para elaborar propostas que foram votadas e que devem ser executadas nos próximos dois anos.