Com iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada no auditório da Câmara Municipal na manhã de quarta-feira (11/09), reunião com o objetivo de ouvir a comunidade e reconhecer a Rede de Proteção do município.
O convite foi estendido às instituições Lions, Rotary, CRAS, CREAS, MST, secretarias de saúde e educação, além do Conselho Tutelar entre outras.
Segundo a psicóloga, assessora de serviços sociais no município, Michele Pessin, a intenção é trabalhar em conjunto para mapear as demandas e necessidades de atendimento na comunidade itabelense, colher dados junto às instituições, pessoas e serviços, para oferecer um trabalho de qualidade e que realmente atenda as necessidades.
Ainda reforçando, os objetivos foram pontuados:
- Verificar a demanda dos serviços por território;
- Elaborar perfil do usuário nos bairros;
- Fortalecer a rede;
- Mapear as zonas de vulnerabilidade do município através dos dados e pesquisas em sites, cadastro único e outras fontes que favoreçam na estatística;
- Identificar as lideranças institucionais e naturais das comunidades;
- Favorecer um espaço de fala, escuta e articulação entre as instituições governamentais e não governamentais;
- Criar um espaço democrático e planejamento participativo nas ações do CRAS, CREAS e demais serviços;
- Favorecer a equidade dos serviços na zona urbana e nos distritos do Município.
A senhora Elivône, representante do MST disse: “[...] estou muito feliz por estar aqui participando dessa ação pública, pois devemos também buscar nossos direitos na sociedade [...]; estando aqui, nós trabalhadores rurais devemos mostrar nossa capacidade de educação [...]”, finalizou.
A próxima reunião foi agendada para o dia 25/09/2013 às 08:30h na Câmara Municipal de Itabela.