A noite desta terça-feira (22/10) em Itabela voltou a lembrar os grandes manifestos ocorridos recentemente em todo o país.
Os estudantes universitários, que já vinham reclamando há algum tempo a irregularidade e a falta de transporte para as faculdades nas cidades de Itamarajú e Eunápolis, causando grandes prejuízos aos seus estudos, resolveram tomar uma atitude contra o que chamaram de descaso da prefeitura e por volta das 18:30h fecharam a BR101 no trevo de Itabela.
Informações desencontradas se referem a pagamentos em atrazo por parte da prefeitura junto à empresa de transporte Rodotur, alguns dizendo que seriam quatro meses, outros três, outros dois, mas o fato é que esta é uma questão que vem rolando há algum tempo, sem solução, como relata o estudante Raville Andrade: “Aparentemente é por falta de pagamento; há algumas semanas foi noticiado dentro do ônibus pelo próprio motorista que haveria o corte a qualquer momento... a Rodotur está prejudicada e a gente também sai prejudicado por causa disso”.
Já a estudante Sara Santiago assim se manifestou: “Não só eu como todos os meus colegas estamos passando uma catástrofe... ; e outra coisa, a gente tá perdendo aula, a gente paga a faculdade, a gente trabalha o dia todo e quando chega aqui não tem ônibus [...] Custa ele dar uma declaração? Custa ele falar por que não está pagando ?”, finalizou Sara.
Uma comissão, de carona na viatura da Polícia Militar, foi à procura do secretário de educação e retornou acompanhada deste e do vereador Pedro Dapé, que disse para os estudantes: “Eu estive com o prefeito e o prefeito falou comigo que a partir de amanhã não vai faltar mais ônibus; houve uns equívocos, mas infelizmente ele não está aí; podem ficar tranqüilos que vai se resolver; ele me garantiu isso”.
Alguns estudantes, diante da fala do vereador, fizeram alguns pronunciamentos:
“Ele garantiu muita coisa na eleição e não fez nada”;
“O povo elegeu foi prefeito não foi vereador não”;
“Vereador tem que representar o povo, não é representar prefeito não”.
Outros cantavam:
“Toma pá quetá... toma pá quetá... com Júnior Dapé vai piorar”
“Queremos o buzão... não é só hoje não”.
Toda a manifestação dos estudantes universitários ocorreu de forma hordeira, pacífica, e o movimento se dispersou às 9 da noite.
Com a interrupção do trânsito, um grande congestionamento se formou ao longo da BR101 tanto no sentido de Eunápolis como para Itamarajú.