CULTURA
Cine Itabela movimenta público, reconhece talentos e reforça importância cultural do evento

Em uma noite de muita emoção, no último sábado (15) aconteceu a VII Edição do Cine Itabela, festival de cinema de curta-metragem — com produções de até 5 minutos realizadas por estudantes — que concorreram em dez categorias avaliadas pelo júri técnico e uma por votação popular. O evento foi realizado no salão da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense, uma produção da Fenix Stúdio, com direção geral de Sidivaldo Oliveira.
Participaram estudantes, professores, diretores de escolas, convidados e autoridades, que acompanharam e interagiram durante a cerimônia. A transmissão ao vivo ocorreu pelo canal do Cine Itabela no YouTube.
A noite de premiação marca a culminância de um projeto desenvolvido ao longo de todo o ano em algumas escolas, principalmente no Colégio Estadual Paulo Freire de Itabela, correalizador do evento, que proporciona aos jovens contato direto com a produção audiovisual.
Em cada edição, o festival homenageia pessoas da comunidade que contribuíram para a cultura local, para o Cine Itabela ou que se destacam por seu trabalho na cidade. Neste ano, foram homenageados a professora Maria Moreira Nisa Dias Alves, pelo seu envolvimento e contribuição ao teatro, à cultura e à educação, e o comunicador Idalício Martins Viana, reconhecido pelo apoio ao Cine Itabela em todas as edições e pela atuação cultural sempre que solicitado. Também recebeu o troféu de Honra ao Mérito o professor Mauro Luiz, responsável por abrir as portas do Colégio Estadual para a parceria com o festival, atualmente continuada pela diretora Marcela Oliveira.
Durante o evento, houve ainda o sorteio de uma rifa em prol dos projetos Cine Itabela e da série itabelense “O Messias”, que em breve lançará sua segunda temporada.
O ponto alto da noite foi a premiação, que ficou definida da seguinte forma:
-
Melhor Fotografia: The Last Party
-
Melhor Som: Só por Existir
-
Melhor Roteiro: Dolente
-
Melhor Edição: Offline
-
Melhor Direção: The Last Party
-
Melhor Ator Coadjuvante: Marcelo Meireles – The Last Party
-
Melhor Atriz Coadjuvante: Mirelli Santos – Jardim das Culturas
-
Melhor Ator: Davi Valentim – Cura pela Fé
-
Melhor Atriz: Yara Laysa – Dolente
-
Melhor Filme: Offline
-
Melhor Filme – Opinião Popular: Cura pela Fé
O evento recebeu reconhecimento do prefeito Ricardo Flauzino, que publicou um vídeo em suas redes sociais destacando sua importância. Também estiveram presentes e manifestaram apoio a presidente da Câmara, Simone Sossai, e a deputada estadual Cláudia Oliveira.
A organização agradeceu aos patrocinadores e apoiadores: Loja Maçônica Fraternidade Itabelense, Colégio Estadual Paulo Freire, Pizzas Belas, Peixaria Estrela Mar, Simone Sossai, Mara Núbia, Dona Nicinha, Tec Sat, Mega Som e os veículos de comunicação Giro Bahia, Bahia Dia a Dia, Rádio Cidade FM, Extremo Bahia, Furo 31 e Clic101.