O passeio ciclístico realizado neste domingo (29/09), acabou se transformando num verdadeiro bicicross.
Organizado pela Bicicletaria Brito, dos empresários Luiz Brito e Edileide, o evento reuniu cerca de cinqüenta ciclistas, jovens e adultos, homens e mulheres, que saíram por volta das 08:30h do centro da cidade de Itabela com destino ao povoado de Barra Nova, percorreram a rodovia Itabela/Guaratinga até o Km 5, onde entraram em estrada de chão, subindo e descendo morros, com paisagens belíssimas, sempre seguidos por carro e pessoal de apoio.
No meio do trajeto, uma parada providencial às margens do rio dos Frades, onde o grupo foi muito bem recepcionado pelos proprietários da fazenda, e, quem quis, como o argentino Ricardo, pôde tomar um banho de rio, descansar à sombra das árvores e se deliciar com frutas (jabuticabas...uma delícia!), lanches, água, refrigerantes e sucos servidos abundantemente.
Como em todo grupo, sempre tem alguns mais afoitos, e o garoto conhecido como ‘índio’, com a sua vasta cabeleira, acabou levando um tombo numa descida íngreme, mas sofreu apenas arranhões, sendo prestados os cuidados de enfermagem pelo pessoal de apoio.
Na chegada a Barra Nova, o grupo foi recebido na entrada pelos motoqueiros de Itabela que estavam fazendo trilha na região, e a movimentação foi intensa, lotando a praça central do povoado, com muito som, confraternizações e demonstrações de habilidades por alguns motoqueiros.
Destaque para as ciclistas Edileide e Luciana Stoco, e para os ciclistas ‘Galeguinho da bicicletinha’, ‘Índio’, Serrador e Bruno Barbosa, exemplos de verdadeiros atletas.
Como nota à parte, na parada no rio dos Frades, todos ficaram muito admirados em ver dona Nair, mãe de Edileide, com seus 84 anos de idade, subir cerca de 500 metros com um balde d’água na cabeça, do rio até sua casa, no alto do morro, esbanjando saúde e simpatia. Ficamos sabendo que ela faz isso três a quatro vezes por dia. Uma jovem que presenciou a cena, comentou: “eu chego lá!”.
Acompanhamos o grupo durante todo o trajeto e registramos todos os momentos, com apoio e incentivo do doutor Evaristo, que, de moto, também participou ativamente com Idalício e Welisvelton, da equipe Clic101.