Com o objetivo de apresentar resultados para o aprimoramento de gestão e processos internos de 19 empresas do trade turístico da Costa do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia, foi realizada a palestra de apresentação da ferramenta Melhoria de Desempenho Empresarial MEDE Turismo, no Sebrae em Porto Seguro, no dia 30 de março. A iniciativa encerrou o ciclo anual de consultoria especializada, iniciada em abril do ano passado.
Para a proprietária da empresa Pataxó Turismo, Maria Luisa da Silva Cruz, que há 23 anos atua no setor de transportes turísticos, o MEDE foi inovador porque trouxe para a sua empresa um esclarecimento sobre questões que estão na rotina do empresário. “Nós não tínhamos a prática de coletar os dados e aferir semanalmente, e isso impactava na área financeira”, disse.
Além de informações gerencias e financeiras, a ferramenta forneceu consultorias para a melhoria das práticas de gestão de pessoas. O proprietário do Hotel Florida Inn Ocean, Wilson Spagnol, atuante no setor de hotelaria há 25 anos, ressaltou a importância do MEDE, não só no gerenciamento macro de informações, mas também nos recursos humanos, “Hoje, nós passamos a dar maior importância de forma conjunta nesse quesito, com práticas simples que estão se tornando culturais dentro da empresa, graças a essa iniciativa”, afirmou.
De acordo com o tutor do Sebrae MEDE Turismo, Fernando Augusto Melo, as atividades incentivaram o empresário a olhar para a empresa a partir de indicadores do MEDE Turismo, como faturamento, lucratividade, economicidade, taxa média de ocupação, (quando referente aos meios de hospedagem), ticket médio e insatisfação do cliente. “Para ter uma ideia, teremos cerca de 60% de continuidade das empresas do primeiro ciclo para o segundo”, destacou. Ainda segundo Melo, essa primeira etapa forneceu uma visão apurada sobre o que fazer a partir dos resultados. “Além disso, faremos consultorias individualizadas para suprir as deficiências dessas empresas, como formação de preço, plano anual de treinamento corporativo e workshop”, finalizou.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, destaca que o plano de atendimento especializado do MEDE é composto por um conjunto de atividades para a orientação e aperfeiçoamento da gestão, focado em resultados mensuráveis e aumento de competitividade. “Hoje, muitos empresários não têm essa sistematização, e o MEDE pode contribuir muito para isso”. Ainda segundo Brito, o MEDE também atende outros seguimentos como o de laticínios, varejo de moda, alimentos e material de construção, setor de saúde, beleza e estética. “Estamos ampliando o MEDE para todos os seguimentos empresarias para facilitar o processo de gestão das micro e pequenas empresas no Extremo Sul da Bahia”.
Para adquirir o plano de atendimento do Sebrae MEDE Turismo os empresários devem procurar o Sebrae mais próximo ou ligar no 0800 570 0800. As vagas são limitadas e a participação está sujeita à avaliação do perfil empresarial. O plano é anual e contempla 80h de consultoria especializada, sendo 56h de atendimento na empresa (4h mensais) e 24h de atividades coletivas (Workshops).
O Sebrae MEDE Turismo atende empresas dos seguintes segmentos: Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem, Agências e Serviços de Turismo Receptivo, Transportes e Atrativos Turísticos, e será disponibilizado nos seguintes locais: Salvador (prioridade para empresas sediadas na Barra, Centro Antigo e Rio Vermelho); Morro de São Paulo e Barra Grande (Costa do Dendê); Ilhéus e Itacaré (Costa do Cacau); Praia do Forte e Camaçari (Costa dos Coqueiros); Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (Costa do Descobrimento).