home > noticias >

EMPREENDEDORISMO

Três ferramentas podem gerenciar melhor o dia do empreendedor

Se as 24 horas são insuficientes para dar conta de todos os afazeres, é possível que se precise aprimorar a gestão das tarefas

Por: CliC101 | Agência Sebrae de Notícias Bahia
Publicado em 17/01/2018 07:15

Publicidade

Foto: Divulgação

Administrar o tempo de forma produtiva e rentável não é uma tarefa fácil, principalmente quando o sentido de estagnação avança e o desenvolvimento parece não se encaixar em nenhum momento do dia. Muito mais do que simplesmente acordar mais cedo e correr para o trabalho, gerir um empreendimento exige técnica e dedicação em todo o tempo, aproveitando bem as oportunidades.

 

O empresário com a sensação de que os dias estão cada vez mais curtos e não existe mais nenhum momento para buscar um “up” para os negócios ou projetos pessoais, pode contar com as três ferramentas a seguir:

 

Foto: Divulgação

1- 5W2H - Aprenda a responder às perguntas certas de Gestão dos Projetos

Sabe aqueles projetos que você planeja executar, mas que ainda não saíram no papel porque você não sabe por onde começar? Com a 5W2H, coloque seu plano em ação, sem perder mais tempo!

Indicado para todos os tamanhos de negócio e projetos, é útil porque a base da metodologia está centrada na resposta a sete perguntas essenciais: O quê? Por que? Quem? Onde? Como e Quanto? São os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much).

 

2- Matriz de Gestão de Tempo

Você suou a camisa, mas chegou ao fim do dia sem ter certeza do que realizou? O acúmulo de atividades sempre dispersa o empreendedor, torna a rotina mais cansativa e ainda menos produtiva. Como gerenciar melhor o tempo e priorizar o que é importante?

Propício para todas as pessoas que querem gerenciar suas horas para priorizar o que é realmente importante para o negócio. É útil porque é uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.

 

3- 70-20-10 para pequenas e médias empresas

Que empreendedor não sonha com a evolução contínua dos negócios? A ferramenta 70-20-10 apresenta técnicas para melhorar a performance e adicionar um elemento essencial para o sucesso: o envolvimento de todos os colaboradores.

 

Favorável para empreendimento de pequeno ou médio porte em busca de melhor desempenho. É útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.

 

E se você quer apoio e orientação para aprender mais sobre como administrar tempo e o seu empreendimento, o Sebrae pode te ajudar! Acesse o site. 








Comentários do público:

Publicidade
0