A prefeita Drª Christine Pinto reuniu na manhã desta quinta-feira (05) em seu Gabinete com os representantes dos sindicatos Sispug. Aplb e Sindiacser para discutir o percentual de reajuste salarial que ocorre anualmente, visando corrigir os valores e evitar perdas salariais dos indicadores econômicos.
A reunião teve início com explanação da equipe financeira, que falou das dificuldades enfrentadas pelo município, mas também da necessidade de se fazer a correção. Após as discussões, levantamentos e análise do impacto financeiro, a prefeita fechou uma negociação de consenso com reajuste de 4%, sobre os vencimentos dos servidores, a partir do mês de abril, com o pagamento em folha complementar referente ao mês de março e a possibilidade do aumento de mais 1% para o mês de dezembro do corrente ano.
A categoria apresentou inicialmente uma proposta em torno de 7%, mas a gestora não fechou com esse percentual, devido a situação que o município atravessa, apresentando uma contraproposta de 4%, podendo chegar a 5%, após nova discussão prevista para meados de novembro.
O reajuste salarial objetiva deixar o salário em equilíbrio com a inflação, é feito anualmente e influencia no poder de compra do servidor, sendo resultante da variação do Produto Interno Bruto (PIB), medido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), e discutido em decisões coletivas ou através de sindicatos das categorias profissionais existentes.