Primeiro foi o funcionamento dos supermercados aos domingos, que acabou sendo acatado pela maioria dos empresários do setor.
Agora, a bola da vez é o calendário estabelecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabela (CDL) para fechamento do comércio local em feriados. “Todo comércio fechado inclusive supermercados”, diz CDL em post publicado, indicando os dias 01/05 (Dia do Trabalho), 31/5 (Corpos Christi), 14/6 (Emancipação política do município) e 02/7 (feriado estadual).
Comerciantes supermercadistas se sentiram prejudicados neste feriado de 1º de maio, quando alguns estebelecimentos abriram suas portas, desobedecendo o calendário estabelecido.
“Está virando uma bagunça... alguns estão sendo beneficiados e outros não; essa concorrência está sendo desleal; trabalhar todo mundo vai, agora você fecha e meio mundo de gente abre”, diz indignado um dos comerciantes do setor.
O que diz a CDL
Procurado pela reportagem do CliC 101, o dirigente da CDL Neilton Carvalho diz ter recebido no dia de ontem diversas reclamações sobre o episódio, pessoalmente teria constatado o fato, informou que as empresas envolvidas no descumprimento serão notificadas, e se através do diálogo não se chegar a bom termo, providências legais deverão ser adotadas.
Entretanto, segundo relatou Neilton, existe uma Convenção Coletiva que deve ser conhecida, estudada e aplicada por todos os empresários do comércio, onde estão previstos entendimentos entre patrões e empregados para manter a legalidade no funcionamento dos estabelecimentos, em todas as situações, diante inclusive na nova legislação trabalhista.