O resultado das ações da Prefeitura sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Cultura e Turismo de Porto Seguro foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 19/12, no Porto Seguro Eco Bahia, reunindo membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento do Turismo (CMDT) e Trade.
O Secretário da pasta do Turismo e Presidente do Conselho, Paulo Cesar Magalhães, agradeceu o empenho dos conselheiros junto às iniciativas municipais para a promoção do destino. Os assuntos mencionados foram acerca do plano de aplicação do recurso e prestação de contas do Fundo de Turismo (FUNDETUR), agenda de eventos 2019; calendário de reuniões do Conselho e assuntos relacionados às Câmaras Temáticas, além de projetos e conquistas.
Qualidade
Relacionado à elevação da qualidade do turismo, a elaboração do Projeto de Requalificação da Cidade Histórica; realização do Festival Cultura do Descobrimento - Semana do Brasil; soluções de melhoria para o Museu de Porto Seguro; além da parceria com a Superintendência de Concessões para fiscalizações da venda de passeios e transportes turísticos, bem como ambulantes em áreas turísticas e a regulamentação das excursões rodoviárias, foram pontuadas de forma positiva. Assim como o sucesso do Projeto Gastronomia d'Ajuda e iniciativas voltadas a Trancoso e Caraíva, envolvendo seminários, workshops, palestras, foram apontadas como avanços.
Relacionamento com o Mercado
O assunto foi destaque por conta dos benefícios que trouxe quanto à promoção de Porto Seguro em mídia espontânea, capacitação junto a agentes de viagens e operadoras de turismo reforçando o posicionamento do município e abrindo novos mercados, além do sucesso pelas redes sociais.
Para isso, necessitou-se de participação em feiras, eventos e Road Shows, captação de Press Trips com a presença de mais de 20 veículos especializados (nacionais e internacionais), conseguindo mais de 50 matérias entre mídias impressa, online e redes sociais; captação de programas de TV, Blog e suporte à novela "Segundo Sol"e ao Programa "Encuentros em Brasil". Além disso, Paulo Cesar citou a criação de campanhas sobre Verão 2017/2018; Carnaval; Festival do Descobrimento e produção de mapas turísticos e o guia do viajante como imprescindíveis a essa projeção.
Milhares de seguidores
São estimulantes os números registrados pela Central de Mídias, entre os meses de setembro de 2016 e outubro de 2018. Consta 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais, com 55 mil novas curtidas orgânicas nas páginas, 42 milhões de visualizações, sendo 2,250 milhões pessoas engajadas, 100 mil compartilhamentos de postagens e 1,5 milhão de reações na página sobre 900 postagens no Facebook e Instagram.
O balanço foi encerrado com a participação do conselho propondo novo encontro em fevereiro para planejamento de ações. "Percebemos possibilidades para mais iniciativas em 2019, em que o Conselho será bastante atuante, visto que os recursos para o turismo tendem a serem maiores, portanto, estaremos unidos para a melhoria do segmento", frisou o vice-presidente do Conselho, Heitor Siqueira. "A gestão municipal quer compartilhar as ideias e projetos com o CMDT e Trade, no sentido de em conjunto fazermos planejamentos e monitoramento das ações inovadoras que pretendemos realizar em 2019, com medidas para um destino inteligente", concluiu.
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo