O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física à Receita Federal do Brasil termina no dia 30 deste mês de abril.
Na Bahia, metade dos contribuintes ainda não fez seu acerto de contas com o leão, e são esperadas ainda a entrega de cerca de 635 mil declarações, de um total de 1.250.000 em todo o Estado.
As declarações entregues após o dia 30 de abril estarão sujeitas a multa mínima de R$ 165,74.
Para fazer sua declaração pela internet, o contribuinte deve baixar no site da Receita Federal o Programa Gerador de Declaração para preenchimento, e o programa Receitanet para transmitir pela internet os dados da declaração elaborada no programa do IRPF 2014.
A declaração pode ser enviada também por smartphones e tablets, baixando o aplicativo.
Documentos
Para o preenchimento da declaração, o contribuinte deve ter em mãos: informe anual de rendimentos e salários, comprovante de endereço, CPF, título de eleitor, declaração e recibo de envio do Imposto de Renda entregue no ano anterior, e documentos extras como rendimentos bancários anuais das contas correntes e das aplicações financeiras, como a poupança e renda obtida através de aluguel.
Se a declaração for feita em conjunto, deve-se levar o informe de rendimentos do cônjuge e dos dependentes, além do número do CPF deles.
Deve ser informado também o valor de pensão alimentícia, com documentação comprobatória e CPF dos beneficiários.