home > noticias >

Conta de energia mais cara a partir de hoje; confira dicas importantes para economizar


Por:
Publicado em 22/04/2014 10:32

Publicidade

A partir de hoje (22), as contas de energia da Coelba ficam mais caras. O kWh (quilowatt/hora) passa de 0,293 centavos para 0,336 centavos.

Para os consumidores residenciais, o reajuste é de 14,82%. Para empresas, os consumidores de baixa tensão sofrerão reajuste de 15%, e aqueles de alta tensão pagarão mais 16,04%. O reajuste atinge 415 c idades no Estado da Bahia, com 5,3 milhões de unidades consumidoras.

Com mais um reajuste pesando no bolso e a necessidade de ajustar o orçamento, diante de salários que não acompanham os aumentos de preços nas prateleiras dos supermercados, nas operadoras de telefonia, na companhia de água, nas farmácias, ao consumidor só resta algumas mudanças de hábitos e atitudes para economizar na conta de luz.

Alguns hábitos devem ser evitados, como demorar no banho com água quente, esquecer a luz acesa, dormir com televisão ligada, deixar o ar condicionado ligado com a porta do quarto aberta.

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo residencial. Um banho quente com duração de 10 minutos por dia, no final do mês representaria uma média de 30 kWh (quilowatts/hora). Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição "verão" (dessa forma, o consumo de energia é reduzido em 30%); aproveite os benefícios saudáveis e econômicos de um banho frio; feche a torneira quando se ensaboar e procure reduzir o tempo do banho.

Geladeira

Uma geladeira de duas portas representa 30% do total da conta mensal de energia. Não deixe a porta aberta sem necessidade ou por tempo prolongado; arrume os alimentos para que sejam rapidamente encontrados e deixe espaço entre eles para o ar poder circular; não forre as prateleiras, pois isso dificulta a circulação de ar; não use as serpentinas atrás do aparelho para secar panos de prato e roupas.

Ferro elétrico

Seu valor na conta representa cerca de 5% a 7%.  O ideal é acumular a maior quantidade de roupa possível e passá-la de uma única vez.

Microondas

Embora não seja considerado “vilão”, deve ser usado com cautela.

Ar condicionado

No verão, chega a representar um terço do consumo de energia da casa.  Regule a temperatura e evite o frio excessivo; desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado; mantenha portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando; evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas; não tape a saída de ar do aparelho; proteja a parte externa do ar condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Televisão

Desligue o aparelho se não houver ninguém assistindo; evite dormir com a televisão ligada; se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Lâmpadas e iluminação

Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas; apague as lâmpadas dos ambientes desocupados; teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial; substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED (uma lâmpada fluorescente de 15 watts economiza até 80% de energia, comparada com uma incandescente comum, e dura até dez vezes mais).

Computador

Utilize os recursos de economia de energia para desligar o monitor e colocar o computador em estado de espera se eles permanecerem sem uso após um determinado tempo; não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

Celular, câmera e notebook

Não deixe o aparelho "dormir" carregando. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada.

Tomada

Retire da tomada os equipamentos eletroeletrônicos que você não utiliza com frequência. Dessa forma, é possível uma redução de até 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

Aparelhos

Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0