Frequentemente, proprietários contestam corretores e imobiliárias em razão do valor que estes apresentam na avaliação do seu imóvel. “Tudo sobre e só o preço do meu terreno –ou casa- é que não aumenta?” Ou ainda: “tanto tempo e a minha casa vale a mesma coisa?”. Esses são os questionamentos clássicos.
O proprietário, de uma forma geral, acha que imóvel “aumenta o preço” de acordo com a elevação do custo de vida, dos combustíveis, da inflação e das alterações que ocorrem na economia. E não é assim. Imóvel não “aumenta o preço”, imóvel “valoriza” – ou não. E fatores que influenciam a economia, nem sempre influenciam o mercado imobiliário; os valores dos imóveis.
Porém, o erro mais comum de muitos donos de imóveis, é achar que “o tempo” valoriza casa, terreno, etc. Tempo não é fator de valorização. Ao contrário, pode ser fator de desvalorização. É comum, por exemplo, o proprietário querer que a Imobiliária reajuste o valor de venda do seu imóvel porque ele está disponível para comercialização há um ano, dois, ou mais. Nesse caso, o mais provável é que o valor determinado pelo dono para a venda esteja acima do valor real do mercado.
Na realidade, o que influencia de forma direta a valorização de terrenos, casas e outo tipo de prédio, é asfalto (de boa qualidade), posto de saúde, escola, hospital, supermercado, ou seja: melhorias na infraestrutura, equipamentos urbanos e estabelecimentos de comércio e serviços. Além de melhorias na sua estrutura, é claro. Entretanto, isso não implica necessariamente, aumentos extraordinários... não. E como se diz popularmente, caso é um caso.