Na tarde desta quinta-feira (02/06) a empresa South Star Battery Metals Corp fez o lançamento da pedra fundamental do Projeto Grafite Santa Cruz, marcando o início dos trabalhos da mineradora no município e na região.
O evento contou com a presença de representantes de instituições privadas, entidades de classe, autoridades políticas como o deputado federal Uldurico Junior, o prefeito Luciano Francisqueto e vereadores.
Representando a South Star, discursou o presidente e CEO Richard Pearce, que agradeceu a parceria e apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de falar sobre o projeto: “Hoje estamos começando a construção da fase 1, que vai produzir 5 mil toneladas de grafite, estamos com planos de fase 2, que seria 5 vezes mais disso (25 mil toneladas) e eventualmente a fase 3 que chegará a 50 mil toneladas de concentrado de grafite, isso seria a maior produção num lugar, de grafite, nas Américas. A gente acredita neste projeto, estamos investindo neste projeto …”.
O projeto traz grandes expectativas à economia municipal e regional, na geração de empregos, movimentação de empresas locais e recolhimento de impostos pelo município.
Em cerca de 12 meses deve acontecer a inauguração e o início da exploração na fase 1 do projeto, onde está sendo investido cerca de R$8 milhões. Nesta fase serão gerados 65 empregos diretos e 350 indiretos, segundo informações da empresa.
Richard explica que os próximos 12 anos já estão planejados, mas acredita que a mina tenha potencial para pelo menos 40 anos de exploração.
O presidente ainda falou de assuntos sociais e relacionados ao meio ambiente, afirmando que a empresa já vem desenvolvendo trabalhos a 80 anos, com responsabilidade.
Segundo informações da empresa, “o material atende o mercado de baterias de alta tecnologia, siderurgia, fundições, lubrificantes, eletrônicos e indústrias automotivas, é utilizado em baterias de íons de lítio, grafeno, isolamento e revestimentos resistentes a fogo e materiais de construção; o grafite representa hoje, aproximadamente, 95% do mercado do ânodo para tecnologias de baterias comerciais, como no caso dos veículos elétricos”.