Por meio das Resoluções 20 e 21 publicadas no Diário Oficial da União, o Senado Federal autorizou a contratação de crédito externo no valor de 200 milhões de dólares (456 milhões de reais) para o Estado da Bahia. O montante será destinado ao financiamento parcial do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador (Prosus).
O projeto tem como objetivo o fortalecimento dos SUS na Bahia, priorizando a Região Metropolitana de Salvador e o fortalecimento do planejamento e da gestão do setor público.
A operação tem garantia da União e será realizada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dividida em 40 prestações semestrais. O estado terá 25 anos para pagar o empréstimo.
A outra operação de crédito autorizada para a Bahia é no valor de 150 milhões de dólares (342 milhões de reais). O financiamento, que será feito com a garantia da União, será contratado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e tem como objetivo o financiamento parcial da segunda etapa do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável.
O objetivo é promover a inclusão produtiva, fornecendo assistência aos pequenos agricultores rurais, visando aumentar a sua produtividade e o acesso aos mercados.
Mais empréstimos
No mês de julho o Senado já havia autorizado o estado da Bahia a contratar 429,26 milhões de dólares (978 milhões de reais) junto ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) e ao Bird para a realização de ações voltadas à inclusão e ao desenvolvimento socioeconômico do estado e ao projeto de desenvolvimento sustentável da produção rural na região do semi-árido baiano.
Fonte: Imprensa Nacional