home > noticias >

CONSUMIDOR

Cobrança adicional volta após 2 anos e conta de luz fica mais cara


Por: TRBN
Publicado em 02/07/2024 07:24
Atualização:02/07/2024 07:43

Publicidade

Depois dos alegres festejos juninos, que finalizaram no sábado (29) com as comemorações a São Pedro e São Paulo, os brasileiros, incluindo os baianos,  começam o mês de julho, iniciado hoje, com uma notícia bastante desagradável:  de agora em diante, em todo o Brasil a conta ficará mais cara R$1,88 a cada 100 kilowatt-hora.

Divulgação Isso porque o governo federal acionou a partir deste mês a bandeira amarela nas tarifas de energia elétrica, o que ocasionará cobrança adicional no valor. Os preços ficarão mais caros para todo mundo.  A adoção dessa modalidade acontece mais de dois anos após a recorrência da bandeira verde sem adicional de cobrança na conta, em 2022.

As mudanças climáticas, que começam a ficar imprevisíveis, têm interferência. Se encerrando hoje, o período sem cobrança adicional que o Brasil viveu só foi possível graças as condições favoráveis de geração de energia com níveis satisfatórios dos reservatórios das hidrelétricas. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, informou a Aneel em comunicado.








Comentários do público:

Publicidade
0