TURISMO / ECONOMIA
Porto Seguro dispara em 2025 com alta de 68,5% nas chegadas internacionais e turistas ficando mais tempo

Porto Seguro vive um momento histórico no turismo internacional. De acordo com levantamento da plataforma global Amadeus – ForwardKeys, entre 1º de janeiro e 11 de setembro de 2025, as chegadas internacionais cresceram +68,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado coloca o destino como um dos grandes destaques do Brasil, tanto pela expansão em mercados estratégicos quanto pela mudança de comportamento dos visitantes, que estão permanecendo mais tempo na cidade.
Entre os destaques do crescimento internacional para o destino, estão a Argentina liderando com alta de +103,3%, ampliando sua participação no fluxo total. Em seguida aparecem Portugal (+54,1%), Chile (+51,0%), Suíça (+23,4%) e Estados Unidos (+13,5%). Outros emissores, como Espanha, França, Itália e Paraguai, também apresentaram variações positivas. O saldo geral é amplamente favorável e demonstra diversificação de origem dos visitantes para Porto Seguro.
Mais noites, mais receita
O dado mais revelador da pesquisa é a mudança no padrão de permanência. As estadias de 6 a 8 noites cresceram +109,8% e hoje representam 41,1% das chegadas. Viagens de 9 a 13 noites subiram 62,2%, enquanto períodos de 14 a 21 noites avançaram 14,4%. Até mesmo as longas estadias, acima de 22 noites, tiveram alta de 10,3%. Já as visitas curtas, de 1 ou 2 noites, perderam espaço de forma significativa. Essa transformação garante maior impacto econômico: mais consumo em hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras, beneficiando toda a cadeia produtiva local.
Os números fortalecem a posição de Porto Seguro como destino plural, que consegue equilibrar sazonalidade, atrair rotas e pacotes internacionais e estimular pequenos negócios com o efeito multiplicador das estadias prolongadas. Segundo o secretário prefeito, Jânio Natal, “esses resultados comprovam que o planejamento de promoção internacional e a aposta em novos segmentos estão dando certo. Porto Seguro mostra que é capaz de crescer em volume e qualidade, atraindo turistas que vivem experiências completas e movimentam a nossa economia”.