Com o tema “Cozinha Gourmet: entre aromas e sabores”, o evento propôs a ressignificação do conceito de gourmet, valorizando uma abordagem mais humana e criativa com toda sensibilidade no preparo dos pratos que tenham ingredientes típicos e sabores regionais como base.
A criatividade dos chefs resultou na criação de 47 pratos exclusivos para o Festival. Com total aceitação do público, 8.693 pratos foram vendidos, com um faturamento de R$ 292.731,19 apenas com os produtos inscritos. 75.342 produtos variados dos cardápios foram vendidos durante o período do Festival.
Outras ações de ativação também surpreenderam com seus resultados, como a Cozinha Show que atraiu centenas de pessoas para a Praça da Matriz para aprender com o chef Alex Gregory técnicas da culinária regional que envolvem afeto e sabores. Além disso, o Festival na Praça trouxe a presença de empresários para o centro da cidade com a comercialização de seus produtos, que gerou R$ 69.030,00 em vendas apenas em dois dias.

Realizado pelo Sebrae com apoio da Prefeitura Municipal de Eunápolis, Câmara de Dirigentes Lojistas de Eunápolis (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Festival contou com a parceria da Veracel, BahiaGas, Naturaves, Cambuí, Sicoob, Checon, Farmácias Indiana e Casa VQM.
Entre as celebrações da noite, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito destacou o quanto o Festival cresce a cada ano, graças ao comprometimento e a confiança dos empresários na proposta do evento. “O festival tem um papel muito importante na geração de negócios, emprego e renda e deixa um legado para a sociedade em um contexto de capacitação. Todos os anos, os resultados são melhores graças ao trabalho em conjunto e aos parceiros, que tornam isso tudo possível”, pontuou.
O secretário de Gabinete, Milton César, que representou o prefeito de Eunápolis, José Robério, parabenizou os envolvidos pela iniciativa. “Foi emocionante porque eu nunca tinha participado desse evento, é realmente um projeto maravilhoso”, acrescentou.
Para a gerente da CDL, Rosângela Malacarne, a união de esforços resultou em um evento de sucesso para o comércio eunapolitano. “O potencial da nossa gastronomia entrou em evidência mais uma vez, por meio desse evento tão desejado e sonhado. A cada ano, o crescimento é notável e a projeção para nosso comércio é ainda melhor, então a CDL não poderia deixar de apoiar”, explicou a gerente, que representou o presidente Rosemberg Pereira.
O último brinde foi dado aos empresários ao redor da mesa – enquanto os convidados degustaram o cardápio apresentado por cada estabelecimento durante os 16 dias de evento – que celebravam os resultados e desafios desta edição, com expectativas para o 7º Festival Gastronômico de Eunápolis.
Realizado entre os dias 4 e 19 de outubro, a 6ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis movimentou R$ 2.342.024,44 com as vendas totais de pratos inscritos no evento e demais opções de cardápio dos 33 estabelecimentos participantes. O acumulado de 16 dias de festival foi registrado pelos organizadores e teve sua divulgação na noite desta terça-feira (4), na Casa Trancoso, entre empresários, autoridades, parceiros e imprensa regional.