A partir de primeiro de janeiro, entra em vigor as novas bandeiras tarifárias de energia elétrica para 2015, e o sinal vermelho de aumento máximo já está aceso para os consumidoeres brasileiros.
Pelo sistema de bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Pelo novo sistema, o consumidor poderá identificar qual bandeira do mês e adotar procedimentos para reagir a essa sinalização e evitar desperdício, usando inteligentemente a energia.
Caso o mês tenha a cor verde, há condições favoráveis de geração de energia e a tarifa não sofre nenhum acréscimo. Na bandeira amarela, as condições de geração menos favoráveis e a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já no vermelho, as condições são mais custosas de geração e a tarifa sofre acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh consumidos. A próxima mudança da bandeira tarifária, que irá vigorar no mês de fevereiro, será divulgada no dia 30 de janeiro.