Em visita ao Projeto Pró-Senar Leite implantado em propriedades rurais na região do Córrego do Ouro, no município de Guaratinga, a reportagem do Clic101 se deparou com uma situação que é bem o retrato do descaso da administração pública daquele município para com o setor produtivo.
Há muito tempo o vereador Robério Martins, conhecido como “Roberinho”, e cerca de vinte proprietários rurais, em sua quase totalidade pequenos produtores, clamam junto à prefeitura pela construção de um aterro para permitir o acesso àquelas propriedades, que diante de qualquer chuva, impedia a passagem de veículos, principalmente caminhões e ônibus, por se tratar de uma área alagadiça e que facilmente se transformava em um grande atoleiro. Mas os apelos foram em vão, assim como tantos outros feitos pela comunidade guaratinguense.
Sensível ao problema, o vereador havia “jurado” que no dia em que alguma máquina adequada passasse naquela região, ele iria fazer o tal aterro. E assim foi feito. O grande aterro está lá, facilitando a vida de cerca de uma centena de moradores, vinte proprietários rurais, permitindo a passagem com segurança e contínua dos caminhões que coletam diariamente cerca de dois mil litros deleite naquela área, onde existem resfriadores para armazenamento.
Agora um problema está atormentando o vereador Robério Martins, que disponibilizou altos recursos financeiros para a obra. O aterro está lá, prontinho e permitindo a passagem normal, mesmo em dia de chuva intensa como ocorreu durante a visita da nossa reportagem nesta terça-feira (10). É que os recursos gastos na obra estavam reservados para investir na sua pequena propriedade, no projeto Pró-Senar Leite.
Mas como a prefeitura não tomou nenhuma providência, por mais veementes que fossem os apelos, o vereador cumpriu o compromisso com a comunidade, e agora certamente vai amargar a realidade de ter prejudicado os seus negócios.
Segundo “Roberinho”, no final do seu primeiro mandato como vereador, saiu “com uma sandália havaiana num pé e uma de couro no outro”. Agora, depois desse episódio, pode acabar o segundo mandato literalmente descalço.