Foi com o propósito de melhorar os resultados que o dono da lanchonete Hélio Lanches, em Itamaraju, Clécio Santos Nascimento, encontrou no Sebrae um novo jeito de gerir o negócio. “Eu trabalhava apenas para me manter, queria mudar, queria inovar, mas não sabia como, tinha muito medo de investir, mas quando engajei no projeto Negócio a Negócio do Sebrae, abri os olhos e comecei a entender mais sobre gestão”, conta.
Através da consultoria do programa, da oficina Caderno de Ferramentas e do curso Gestão Visual de Lojas, o empresário conseguiu identificar demandas, gargalos e pontos portes e fracos da empresa. “Fiz uma reforma no estabelecimento, padronizei os processos, implantei uniformes nas atendentes, aprendi a ter controle de estoque e do caixa e passei a comprar com preços mais atrativos. Entendi melhor como negociar”, detalha.
O resultado das capacitações veio na prática, em forma de lucro, que chegou a dobrar depois que Clécio tomou as iniciativas apontadas pelo programa. “O programa ajudou demais, minha lucratividade melhorou muito e agora penso em crescer de forma mais organizada e sólida”, comemora.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, destaca a importância do conhecimento. “A busca por informações é o primeiro passo para uma empresa mais competitiva. O Programa Negócio a Negócio leva até o empresário o passo a passo para uma boa gestão, a partir da realidade individual”, ressalta.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia