Os colaboradores das nove padarias dos municípios de Mucuri, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas que participam do Programa de Desenvolvimento em Alimentação, Confeitarias e Panificadoras (Propan) desde outubro de 2014, foram treinados em atendimento ao cliente. Depois de uma semana de capacitação, a balconista da Padaria Central em Teixeira de Freitas, Vanessa Souza de Oliveira, avaliou o curso como muito importante para as vendas. “Percebi a ligação do atendimento com a venda, como elas estão conectadas. Como um simples ´deseja algo mais` pode influenciar no consumo ao invés de dizer ´só isso?`”, disse.
No encerramento do módulo Atendimento ao Cliente ministrado pelo consultor Luís Bernali, que aconteceu no auditório do Sebrae em Teixeira de Freitas na última sexta-feira (27), os participantes do curso promoveram uma manhã de degustação do seus produtos e simularam atendimento.
Para o gerente regional do Sebrae Alex Brito, o programa é uma importante ferramenta de competitividade. “O Propan trabalha vários eixos de produtividade, redução de desperdícios, atendimento ao cliente, entre outros. Enfim, ele prepara o empresário para um mercado mais competitivo”, ressalta.
Raiane Santos Salvador é atendente na Lanchonete e padaria Damasco há dois meses, e garante que o trabalho será melhor desenvolvido depois do curso. “Agora a gente tem uma visão de como agradar o cliente, como ser simpático sem ser invasivo, por exemplo. Antes eu tratava os clientes como meus queridos, agora já aprendi que a forma correta de tratamento é senhor ou senhora, com um leve sorriso no rosto”, conta.
Fonte: Ag. Sebrae de Noticias/Bahia