O instrutor de hotelaria Joaldo dos Santos Farias e o chef Ivan Henrique Borges Santos, ambos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), visitaram nesta terça-feira (22) os 24 estabelecimentos participantes do Festival Gastronômico e Cultural Sabores de Teixeira. Os critérios avaliados, degustação, apresentação, atendimento e ambiente, serão apreciados pelo júri técnico com peso de 70% sobre a nota final, enquanto os outros 30% ficam por conta da opinião pública.
O Festival está na sua terceira edição e acontece até o dia 27 de setembro, com o tema Meu Brasil Brasileiro, inspirando receitas baseadas na culinária de todos os Estados do país. O Amazonas foi sorteado pela Padaria e Lanchonete Damasco, e levou ao dono Leandro Santos da Cruz a inovar depois de oito anos à frente do negócio. “Pesquisei os ingredientes mais característicos do Estado e criei a Pizza Texas Solimões, que tem feito muito sucesso e, com certeza, será incorporada ao cardápio”, disse.
Leonardo Rocha, dono do Prensadinho, participa do Festival desde a sua primeira edição. Este ano ele concorre com o Morumbi, representando o estado de São Paulo, e garante que o aprendizado do evento já é um grande prêmio. “O Festival motiva a gente a pesquisar receitas, criar estratégias de vendas, melhorar propaganda, enfim, todos os participantes ganham muito em participar”, concluiu.
Para o gerente regional do Sebrae Alex Brito, o Festival é uma excelente oportunidade de crescimento. “O evento fomenta as vendas, a criatividade, a qualificação e o desenvolvimento do setor,” frisou. As melhores receitas serão premiadas nas seguintes categorias: Prato principal, Petisco, Lanche e Sobremesa. O resultado será divulgado na Cozinha Show, montada no Shopping Pátio Mix no dia 28 às 19h30.
O Festival Gastronômico e Cultural Sabores de Teixeira é uma realização do Sebrae, com o apoio da Prefeitura e do Senac, e é produzido pela Usina de Ideias.