Turistas e moradores de Prado já podem se deliciar com a 10ª Edição do Festival Gastronômico e Cultural da cidade, que este ano tem como tema “Nossas Raízes”. Entre os dias 9 e 18 de outubro, 33 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, cabanas de praia e quiosques, estarão com receitas inéditas nos cardápios, inspiradas em ingredientes característicos do local.
Luiz do Carmo Azevedo é dono do Restaurante Jubiabá há 30 anos e fez questão de participar de todas as edições do evento. “O festival motiva os empresários a inovar e o público a prestigiar”, frisou.
A ação é realizada pela Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), e conta com a parceria do Sebrae. “O objetivo é ampliar a visibilidade do destino Prado e atrair visitantes e população, aquecendo o setor gastronômico e a rede hoteleira, minimizando os efeitos da sazonalidade”, disse o presidente da APRHOPE, Wander Noronha.
A técnica do Sebrae, Taisa Cancela, explica que os participantes do festival recebem capacitações em gestão e inovação, ministradas pela instituição, e cursos técnicos via o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “O Sebrae oferece palestras, cursos e oficinas como o Pas Flex- Programa de Alimentos seguros, E-commerce integrado as mídias sociais, entre outras, todas com o objetivo de preparar o empresário para um mercado mais qualificado”, afirmou Taíse.
As melhores receitas serão eleitas pelo júri técnico do Senac e por votação popular online, por meio do site da APRHOPE. Os pratos concorrem nas seguintes categorias: Melhor Prato Principal, Melhor Pizza, Melhor Sobremesa e Melhor Porção/Petisco. Também será premiado o melhor garçom. Todos os pratos concorrentes têm o preço estipulado de até R$ 40.
Além da riqueza da culinária, o evento ainda promove a cultura no município e contempla o público com atrações artísticas, como música ao vivo e espetáculos de dança.
O festival é realizado pela APRHOPE e tem a parceria do Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Prado.