A Receita Federal irá liberar na quinta-feira (25),a partir das 08:00, os programas de preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2016.
A declaração, entretanto, só poderá ser enviada a partir de 1º de março, e o sistema da Receita não vai aceitar o envio do documento antes desta data.
O prazo final de entrega da declaração de IR 2016 é 29 de abril, uma sexta-feira.
Internet
Os programas que serão liberados na quinta são usados por quem faz a declaração pelo computador (destktop).
Apesar de também ser possível fazer a declaração por meio de celular ou tablet, usando um aplicativo gratuito que funciona nos sistemas Android e iOS, a Receita Federal não divulgou a partir de que data esse aplicativo poderá ser baixado. O órgão explica que isso dependerá das lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS).
Rascunho da declaração
Para os que desejarem fazer o rascunho da declaração, estará disponível até 29 de fevereiro. Os dados preenchidos no rascunho poderão, depois, ser transportados para a declaração, segundo a Receita.
A publicação explica que durante o período de entrega da declaração, de 1º de março a 29 de abril, não será possível preencher o rascunho, mas será permitido transportar os dados já preenchidos.