Uma manifestação com interdição da BR-101 a cerca de dois quilômetros da cidade de Esplanada/BA durou cerca de 3 horas e meia nessa manhã de terça-feira(26/07). Os manifestantes são ligados ao Sindicato dos Petroleiros – Sindipetro-BA.
Em material impresso os manifestantes chamam a atenção para ações do governo interino de Michel Temer, em vender ativos da Petrobras, colocando como crime de lesa-pátria.
No material há ainda uma lista “Por que estamos lutando”, com os seguintes itens:
Pela soberania do povo brasileiro; contra a privatização da Petrobrás; contra a entrega do Pré-Sal ao capital estrangeiro; pela garantia que os milhões de royalties que serão gerados pelo Pré-sal sejam utilizados na saúde e educação do povo brasileiro; pela continuidade das atividades da Petrobrás nos campos terrestres da Bahia e outros estados do Norte, Nordeste e Sudeste; contra os prejuízos que serão causados pela entrega do patrimônio público.
Conforme informações, nesse ponto da rodovia o engarrafamento chegou a 10km. Teve início as 5h da manhã, sendo liberada por volta das 8h30.
Segundo o Sindpetro.org, a manifestação ocorreu em 6 estados ao todo. Bahia, Sergipe, Espirito Santo, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. As rodovias interditadas foram a BR-101 nos quatro primeiros estados citados, e a BR-304 nos demais.