A categoria da educação esteve reunida nessa tarde de terça-feira (25) para tratar mais uma vez sobre o precatório do FUNDEF. Foram convocados especialmente os servidores correspondentes aos 60% do Fundeb e que tenham lecionado entre 1998 e 2006.
Membros da APLB de Itamaraju e de Guaratinga estiveram presentes para acompanhar de perto a movimentação em Itabela.
Conforme o coordenador da APLB Itabela - Valtim Rodrigues, o objetivo da assembleia foi trazer mais conhecimento aos servidores, e para isso contou com a presença do assessor jurídico Joel Câmara.
Em sua palestra, Joel Câmara, que participou da criação do Fundef, fez uma retrospectiva sobre o objetivo da criação do fundo, resumindo que o único objetivo foi a valorização profissional do professor em duas vertentes: salário e condições adequadas de trabalho, sendo que no mínimo 60% dos valores contabilizados deveriam ser destinados a salário.
Participaram ainda da reunião, Ângela Ferreira Costa e Rosana Marquesini, indicadas pelo prefeito para fazer parte da comissão.
Toda a explanação do assessor jurídico Joel Câmara está disponibilizada em áudio abaixo.
Reunião com o prefeito
Ainda no dia 25, antes da assembleia, aconteceu uma reunião com o Prefeito Luciano, diretoria APLB, comissão composta pelos professores Jorglei, Evaildo e Guiomar. Nessa reunião Joel teria feito as explanações e então o prefeito, que antes dizia não ter conhecimento sobre o assunto, teria dito que agora entende sobre o caso.