home > noticias >

Educação

1ª Feira Cultural da Escola Maria D´Ajuda; Literatura e Consciência Negra


Por: Clic101
Publicado em 16/11/2013 05:08

Publicidade

ITABELA – A Escola de 1º Grau Maria D’Ajuda Silva Vieira durante a última quinta-feira (14) realizou a I Feira Cultural da instituição.

Parte dos estudantes trabalhou com o foco no dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro, a outra parte focou em Literatura.
 

Sobre a cultura afro os alunos mostraram figuras famosas, a exemplo de Michael Jakson e Milton Nascimento. Na culinária, expuseram comidas típicas em panelas de barro, além de bebidas. Em religião e crenças, estudantes se caracterizaram de baianas e falaram dos santos e orixás, além de fazer apresentações de dança e simulação da “Consulta aos búzios”. Em alguns estandes foi relembrado o tempo da escravidão. Os alunos do 8º ano B proporcionaram aos visitantes como seria o ambiente em um senzala, local onde escravos eram mantidos, tendo os visitantes que entrar de olhos vendados e lá dentro da sala sentiam objetos e ouviam sons característicos de correntes arrastadas, dentre outras manifestações.

Já em literatura, os estudantes usaram sua criatividade para criar pequenos livros com suas próprias produções textuais. Foram apresentados autores de vários tipos de artes na literatura, a exemplo de Patativa do Assaré, como era conhecido o poeta (entre outras funções), Antônio Gonçalves da Silva. Em alguns estandes era possível assistir a peças teatrais de autores famosos e de produção dos próprios estudantes. Lendas, histórias, contos, romances, um conteúdo bem diverso no que compete à literatura foi apresentado aos visitantes de algumas outras escolas e população que prestigiou a feira.




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0