Formandos do Curso de História da Universidade do Estado da Bahia [Uneb], campus XVIII, em Eunápolis, realizaram um projeto de intervenção fora do ambiente escolar entre alunos de grupos de capoeira da cidade e o espaço da Câmara de Vereadores. Ao lado dos mestres Washington Bahia, Paraná e Eudochio, os adolescentes conheceram as instalações e as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo.
A servidora pública Edilene Maria de Jesus Santos acompanhou o grupo, percorrendo com os membros da oficina todos os departamentos do prédio, explicando o funcionamento institucional de cada setor, como a licitação, controladoria, recursos humanos, arquivo público, diretoria, secretaria parlamentar e os gabinetes dos vereadores, dentre outros.
Ao final, o grupo adentrou ao plenário da Casa de Leis de Eunápolis com o objetivo de acompanhar a sessão ordinária do dia 23 de novembro, onde se travavam debates calorosos. Os estudantes puderam ter acesso a vários vereadores. A presença deles na reunião foi registrada e saudada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Ramos Filho.
Visita técnica
A visita técnica à Câmara de Eunápolis foi o corolário da disciplina de Estágio IV, cujo objetivo é permitir aos alunos conhecerem e perceberam as atividades e as funções desenvolvidas pelo Poder Legislativo no município de Eunápolis, bem como o papel da Câmara enquanto patrimônio social e político da cidade.
Outro espaço visitado pelos estudantes foi o projeto de Capoeira Expressão Afro Brasileira, no Segundo Quiosque do Bairro da Renovação, quando foram realizadas atividades lúdicas com os capoeiristas mirins.
O projeto de intervenção foi realizado pelos estudantes Caroline Santos Lima, Gildeir Pereira Silva, Rose Marie Galvão, Sheila Batista, Silvoney Pena e Vanderleia Fernandes da Silva, sob a coordenação do professor Ms. Marcos Ferreira Gonçalves, vinculado ao Departamento de História do Campus XVIII.