Durante a última segunda-feira (18), representantes dos diversos setores da educação e da APLB Sindicato estiveram reunidos na Câmara municipal para dar mais um passo na estruturação do Plano de Carreira dos servidores da educação do Município de Itabela.
O Plano de Carreira está sendo elaborado sob a orientação do profissional Joel Câmara, que já esteve em reunião anterior aqui no município e participou do processo em várias outras cidades baianas.
Clic101 – Qual foi o passo dado em mais essa reunião e qual será o próximo passo?
“Nós concluímos hoje as diretrizes e os parâmetros gerais que instituem os instrumentos necessários para a carreira do magistério público do município. Estes instrumentos vão pavimentar condições para que o professor tenha sua dignidade resgatada e que cria instrumento inclusive para possibilitar a melhoria da educação. Esses instrumentos que vão instituir a política de valorização do magistério, vai depender agora da realidade objetiva e contábil do município, ou seja, é o financeiro e o contábil que vão se sobrepor e vai dizer até onde a carreira pode chegar. Os elementos importantes já foram levantados, montados e estruturados. Vamos agora no próximo encontro, com os documentos que estamos solicitando da prefeitura, estabelecer os valores, como será a remuneração dos educadores do município de Itabela [...]”, disse Joel, que completou deixando sua opinião e importantes informações em relação a esse objetivo buscado pelos servidores.
”Os educadores estão dando um passo importante. O plano de carreira é uma obrigação constitucional, é a constituição da república que vai dizer que o município tem a obrigação de instituir a valorização do magistério mediante o plano de carreira. O discurso da valorização não é um discurso corporativista, não é uma discussão de birra de categoria, mas é uma força mandamental constitucional, ou seja, é a carta da República que diz que todos os entes da federação, ou seja, os 5.564 municípios, os 26 estados, o Distrito Federal e a União, obrigatoriamente têm que valorizar o profissional da educação mediante instituição do plano de carreira. E é o que estamos fazendo aqui no Município de Itabela, e espero que todos os educadores se engajem nessa luta, participem efetivamente, porque nós estamos falando de você, estamos falando da sua vida, educador, logo você não tem o direito de ficar de braços cruzados esperando que alguém fale de você. Participe efetivamente e diga o que você precisa para ser um educador de excelência”, finalizou Joel Câmara.
Veja a matéria anterior da primeira reunião para discussão do assunto. Clic aqui !